Morador do Fanny, o aposentado Edir Stofer, 64 anos, é vizinho do córrego Henry Ford, que corta também o Lindoia, bairros que integram a Regional Pinheirinho. De sua casa, na avenida que leva o mesmo nome do riacho, ele acompanhou o traballho de limpeza do canal feito pela Prefeitura. “Agora está bonito e a gente vai ficar atento para ninguém jogue nada no córrego”, garante ele, que é morador do bairro há mais de 30 anos.
Entre maio e junho, equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram a limpeza de 3.200 metros do riacho afluente do Rio Pinheirinho. “Foi retirado o capim alto e resíduos do córrego. Além disso, foram passadas roçadeiras para que o serviço ficasse mais bem acabado”, lembra Reinaldo Boaron, administrador da Regional Pinheirinho.
Zeladoria
A gerente de limpeza da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Marina de Campos Ballão, ressalta a importância do trabalho na zeladoria da cidade. "É um serviço fundamental para evitar o acúmulo de descarte irregular de resíduos, o que favoreceria a poluição do córrego e enchentes, especialmente, em períodos de chuvas fortes", explica.
Além disso, acrescenta Marina, foi um trabalho extenuante e realizado com muito cuidado pelas equipes de limpeza da Prefeitura.
A dona de casa Roseli Raksa, 55 anos, mora na Rua Nicolau Serrado Sobrinho, a uma quadra do córrego Henry Ford. Ela afirma que é muito importante o trabalho de limpeza do canal.
“Sempre ficamos feliz quando a Prefeitura vem cortar o mato e também retira o lixo jogado de forma errada”, reforça a dona de casa Roseli Raksa, que mora a uma quadra do córrego Henry Ford.
Dona Roseli pede para que as pessoas tenham mais consciência ambiental e não joguem resíduos no riacho. “É muito triste ver que tem gente que não cuida e joga lixo no córrego. A gente mora aqui”, reforça ela.
Amigo dos Rios
Localizado no Novo Mundo, bairro que também integra a Regional Pinheirinho, o córrego Vila Formosa também foi limpo este ano. Entre fevereiro e junho, 1.050 metros do riacho passaram por um trabalho de desassoreamento realizado pelo Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria Municipal de Obras Pública.
O administrador regional do Pinheirinho lembra que as obras de drenagem e dragagem do Rio Vila Formosa e a limpeza do córrego Henry Ford fazem parte das ações do programa Amigo dos Rios, da Prefeitura, para melhoria e recuperação dos rios da cidade. O programa prevê ainda um trabalho educativo junto às comunidades.