Desde que Doroteia Doepfer, de 72 anos, consegue se lembrar, a Rua Basílio Ribas, no bairro Novo Mundo, era sinônimo de buraco e transtorno. São 60 anos da casa da família Doepfer, que conviveu com as dificuldades da rua que estava com o antipó bastante desgastado. Essa realidade está prestes a mudar com o início nesta semana da obra de manutenção do pavimento, do programa de requalificação da malha viária da cidade, da Prefeitura de Curitiba.
As intervenções contemplam 125 metros de extensão, no trecho que fica entre as ruas Maestro Francisco Antonello e Rua Major Vicente de Castro e atendem a um antigo apelo dos moradores para que a via contasse com melhores condições de tráfego e mobilidade. Na rua, será realizado o método de reciclagem, em que se revitaliza a camada anteriormente danificada com o reforço da estrutura do pavimento.
Rota de ônibus
A rua é utilizada por linhas de ônibus, como a 621 – Fanny e 663 – Vila Cubas. Ela está entre as ruas Maestro Francisco Antonello e Major Vicente de Castro, que foram requalificadas dentro do projeto do novo Inter 2 e passaram a formar um binário ligando os bairros Fanny e Novo Mundo.
“Vai melhorar porque não vai ter mais aquela buraqueira, né? Quando meus pais compraram o terreno aqui, era tudo campo. Desde o antipó que foi colocado há um tempo atrás, essa obra é uma melhoria que mostra como a região mudou nos últimos anos. O asfalto será benéfico para todos”, comenta Doroteia.
Os moradores residem na rua há muitos anos. A aposentada Adenir Doepfer, 72 anos, cunhada de Doroteia, estava visitando a amiga e notou a mudança que a obra irá fazer. “Que benfeitoria, estão com a mão na massa mesmo. Vai ficar bem melhor para passar aqui”, comenta a ex-moradora da rua.
Quem mora do outro lado da rua é Juçara Deitos, de 65 anos, que lutou muito para que o trecho finalmente fosse asfaltado. “O asfalto vai ser uma bênção. Foi uma luta, mas o importante é que está saindo. Ainda mais porque é uma rua bem movimentada, é uma rua de passagem”, explica a moradora que reside há 40 anos na rua.
O diretor da Unidade Técnica de Infraestrutura de Pavimentação da Smop, Diego Prendin, explica que, embora seja um trecho curto, a manutenção do asfalto na Rua Basílio Ribas era muito aguardada pela comunidade. “Atende a uma reivindicação antiga dos moradores pois é uma via de bastante movimento, fazendo uma ligação importante para o itinerário do transporte coletivo, e a eliminação dos remendos traz mais segurança e conforto para quem circula pelo Local”, diz Prendin.
Inter 2
Cruzando o trecho que recebe o novo asfalto estão duas vias que recentemente receberam obras para o novo Inter 2. As ruas Maestro Francisco Antonello e Major Vicente de Castro agora contam com pavimentação em concreto, calçadas e nova drenagem, melhorando toda a mobilidade da região com um novo binário. A requalificação das vias integra as intervenções do Lote 2 do Novo Inter 2 que acontecem em diferentes bairros para promover avanços para o sistema de transporte coletivo de Curitiba.
A moradora Marlene Moura, de 76 anos, vive na região por mais de meio século e gostou do resultado que as movimentadas obras nos arredores trouxeram. “Aumenta o movimento, mas melhora a aparência e valoriza a região. A obra vem para organizar. Todo mundo quer morar no conforto”, disse Marlene, ansiosa para a nova rua. A obra tem previsão de conclusão de poucos dias.