O Mercado Municipal recebeu nas últimas semanas uma cozinha gourmet equipada, uma pequena sala de apoio a eventos e nova sinalização trilíngue. Essas melhorias foram planejadas para dar mais estrutura para receber visitantes e também para dar apoio para eventos da área de gastronomia.
A criação desses espaços foi trabalhada pela Secretaria Municipal do Abastecimento (Smab) junto com a Associação dos Comerciantes do Mercado Municipal (Ascesme) e os permissionários do Mercado. “Os permissionários identificam no dia a dia um grande fluxo de turistas e com isso foram identificadas algumas prioridades para melhoria do mercado”, afirma o diretor de feiras e mercados da Secretaria de Abastecimento, Nivaldo Vasconcellos.
Instalada na entrada principal do Mercado, pela Avenida Sete de Setembro, a cozinha gourmet está equipada com fogão, forno, pia e torneira com sensor. “O local já está servindo como apoio aos eventos, como o Festival de Aromas e Sabores, que prossegue até o próximo dia 13 de julho”, informa o gerente de unidades de mercados, Júlio César Alves dos Santos.
Ao lado da cozinha gourmet também foi estruturada uma pequena sala, que serve de apoio às atividades promovidas. Durante o período de realização dos jogos da Copa do Mundo FIFA 2014, o espaço foi utilizado por técnicas da Secretaria do Abastecimento para prestar informações aos turistas que visitaram o local.
Da mesma forma, a sinalização trilíngue, em português, inglês e espanhol, também tem o objetivo de melhor orientar os turistas que vão ao Mercado durante todo o ano. Semanalmente o Mercado Municipal recebe cerca de 65 mil pessoas, entre eles turistas estrangeiros de diversas partes do mundo.
Manutenção
A sala de apoio a eventos já está em funcionamento. “O espaço foi totalmente reestruturado, com nova pintura, instalação elétrica, piso e gesso”, explica o gerente do Mercado Municipal, Gerson Straub. Apesar do da melhoria do espaço, o mau uso dos equipamentos disponíveis exige atenção frequente. Straub lembra que muitas vezes o elevador para pessoas com deficiência para por excesso de carga. “Por desconhecimento ou curiosidade, muitas vezes as pessoas apertam o botão de emergência e o elevador trava. Outro dia parou por excesso de peso, havia cinco pessoas no elevador, sendo que a capacidade é para duas, um usuário de cadeira de rodas, por exemplo, e mais uma pessoa”, explica o gerente. Atualmente, os elevadores para pessoas com deficiência e do Setor de Orgânicos, estão em pleno funcionamento.