Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Dia Mundial do Meio Ambiente

Meio Ambiente é prioridade em Curitiba

Meio Ambiente é prioridade em Curitiba. - Na imagem, Pirâmide Solar do Caximba, parque Fotovoltaico da Curitiba. Foto: Ricardo Marajó/SMCS

Para acessar a publicação especial da Prefeitura sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente CLIQUE AQUI.

O Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira, dia 5 de junho, agora em 2024 tem um significado ainda maior. Após as fortes chuvas que causaram as terríveis inundações no Rio Grande do Sul, no final de abril e durante o mês de maio, o cuidado com o meio ambiente, as adaptações e as mitigações às mudanças climáticas são ainda mais urgentes. Curitiba, neste cenário, já vem se preparando e chega ao Dia Mundial do Meio Ambiente pronta para os novos desafios. 

Iniciativas da Prefeitura de Curitiba como a criação de novos parques alagáveis, que reforçam o conceito de “cidade-esponja” da capital paranaense, vão ajudar a reduzir ainda mais a possibilidade de inundações em caso de fortes chuvas. A inédita Reserva Hídrica do Futuro, que irá suprir a cidade com água em caso de estiagem prolongada, e um Hipervisor Urbano, que usa a inteligência artificial para prevenir problemas ambientais típicos de uma grande cidade, são exemplos de recentes iniciativas da Prefeitura em seu compromisso de mitigar e se adaptar aos efeitos das mudanças climáticas.

Novas estações fotovoltaicas, agora nos terminais de ônibus urbanos, que estão permitindo à capital reduzir seu consumo de energia. E a entrega das primeiras casas do Bairro Novo da Caximba, maior projeto socioambiental da história recente de Curitiba, também se somam às soluções adotadas pela cidade na área de sustentabilidade ambiental.