A Secretaria Municipal do Meio Ambiente recebeu, nesta quinta-feira (11/12), a doação de 1.171 medicamentos Cloridrato de Cetamina 10%, que foram apreendidos durante operação policial da Polícia Militar e do 5º Distrito Policial de Curitiba, da Polícia Civil do Paraná. Os medicamentos anestésicos serão aplicados para uso veterinário em ações da Rede de Proteção Animal, no Hospital Municipal Veterinário e também no Zoológico de Curitiba, por exemplo.
O documento de doação dos medicamentos foi assinado pela secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, e pela delegada Paula Cristiane Brizola, do 5º Distrito Policial, nesta quinta-feira (11/12), na Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
“Esse medicamento pode ser utilizado para os animais em tratamento, tanto os do Zoológico, do Centro de Atendimento de Animais Silvestres e também do Hospital Veterinário. É uma ação que nos ajuda muito e ficamos bastante agradecidos à Polícia Militar e a Polícia Civil do Paraná, por essa atitude de reverter uma material que poderia ser destruído e agora pode ser utilizado pelos animais que são atendidos gratuitamente pelo município”, disse Marilza.
A secretária explicou que todos os medicamentos estão dentro do prazo de validade, têm nota fiscal, e são seguros para o uso veterinário. As unidades de cetamina foram apreendidas em uma ação da Polícia Militar em maio deste ano, em uma casa no Bairro Alto, em Curitiba. A cetamina é um anestésico veterinário que é utilizado indevidamente como droga alucinógena.
“O objetivo dessa doação é transformar algo que poderia ser prejudicial para as pessoas em algo bom para o bem público, para serem usados como medicamentos veterinários”, disse a delegada Paula Brizola.
O diretor de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo, também participou da assinatura do termo de doação e ressaltou a importância da ação. “Com essa doação, os recursos que seriam necessários para comprar esses remédios poderão ser aplicados para outros fins”, afirmou Evaristo.