Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Sábado tem mais

Mais de quatro mil crianças descobrem o poder da música com a Camerata Antiqua de Curitiba

Mais de quatro mil crianças descobrem o poder da música com a Camerata Antiqua de Curitiba. Curitiba, 10/10/2025. Foto: Cido Marques/FCC

A Camerata Antiqua de Curitiba transformou o Auditório Mário de Mari, na Fiep, em um grande palco de imaginação com o Concerto para Piás, Gurias e Curumins, nesta sexta-feira (11/10). Entre canções e histórias, cerca de 700 crianças de escolas públicas aprenderam sobre arte, meio ambiente e as lendas que formam a identidade paranaense.

O projeto vai alcançar mais de 3 mil alunos de 30 escolas de todas as regionais da cidade. Com seis sessões programadas, o concerto deve receber 4,5 mil pessoas, incluindo as apresentações abertas ao público neste sábado (12/10), às 15h e 18h. Os ingressos estão disponíveis no Guia Curitiba: CLIQUE AQUI e garanta o seu.

O projeto é apresentado pela Prefeitura de Curitiba e pelo Colégio Positivo, que patrocinou o evento por meio da Lei Rouanet, com apoio da Família Farinha.


Como se comportar

Antes do início do concerto, a assistente de direção, Vida Santos, conversou com as turmas sobre como se comportar durante um espetáculo musical, explicando a importância do silêncio, o momento certo das palmas e como pequenas atitudes ajudam a valorizar o trabalho dos artistas e de quem está assistindo.

Em seguida, a maestrina Mara Campos, que conduz o espetáculo, apresentou às crianças o conceito de 'concerto' e explicou de forma didática o papel do regente e a função de cada integrante da orquestra. 'O regente é quem organiza os tempos da música, para que todos toquem juntos', disse ela, movimentando a batuta e mostrando, com o corpo, como a música ganha forma.

A partir daí, o espetáculo começa a se desenrolar entre canções, narrativas e personagens que falam diretamente ao universo infantil. O repertório, formado por obras brasileiras e arranjos especiais, trouxe elementos teatrais, figurinos coloridos e coreografias.

A montagem une o coro e a orquestra da Camerata Antiqua e quatro atores: Rafael Camargo (Tio Bruno), Pedro Garcia (Cauê), Jamille Reddin (Tainá) e Pedro Ramires (Menino Pedro e Gralha Azul). A direção cênica é de Maurício Vogue e roteiro de Rhenan Queiroz.

Um dos momentos mais marcantes é quando os elementos da natureza - água, terra, fogo e ar - ganham vida através da música. Nessa parte, todo o coro se transforma em representação simbólica desses elementos, cada timbre um pedaço da natureza, com gestos, expressões e sonoridades que traduzem o equilíbrio. 

A encenação une canto e narrativa para lembrar a importância de cuidar do planeta e preservar o meio ambiente. “A música mostra que tudo está ligado. Se a gente cuida da natureza, ela cuida da gente também”, destacou Mara Campos durante a apresentação.

Além da mensagem ambiental, o concerto também valoriza as histórias e símbolos do Paraná, através da lenda da Gralha Azul. Outro destaque é a homenagem aos povos originários, que abre espaço para o reconhecimento das raízes culturais e da diversidade presente na formação do Paraná.

"A gente entra na história"

Durante o concerto, era possível ver as crianças reagir com sorrisos, olhares atentos e palmas espontâneas a cada nova música. “Eu nunca tinha vindo a um lugar assim. É muito bonito e a música é diferente, parece que a gente entra na história”, comentou Lourenço Dalla Stella, de 10 anos, da Escola Municipal Jardim Santo Inácio.

A professora de Lourenço, Elaine Graffi, ficou emocionada. “São instrumentos que eles não têm acesso na sala de aula. Trouxemos as crianças para conhecer e terem acesso à música, a passeios diferentes, que não fazem parte da rotina”, contou.

Alunos da Escola Municipal Padre José de Anchieta foram fantasiados para esse divertido dia de passeio. A professora Tatiane Silva, que também acompanhava a turma, reforçou o impacto da atividade. 'Muitos nunca tinham assistido a uma apresentação ao vivo com músicos e cantores", contou.

Serviço

Concerto para Piás, Gurias e Curumins, espetáculo musical com Coro e Orquestra da Camerata Antiqua de Curitiba
Local: Auditório Mário de Mari – Campus da Indústria - Sistema Fiep (Av. Com. Franco, 1.341 – Jardim Botânico)
Aberto ao público: sábado (11/10), às 15h e 18h
Entrada gratuita – ingressos já disponíveis para retirada no Guia Curitiba. Clique aqui