A Igreja Bom Jesus dos Perdões, em frente à Praça Rui Barbosa, no Centro, é mais uma das construções contempladas pelo programa de Iluminação Cênica e de Destaque de Monumentos e Prédios Históricos da Prefeitura de Curitiba. Novos equipamentos em tecnologia LED, que iluminam melhor economizando mais, foram instalados para evidenciar com luz os detalhes e a beleza arquitetônica da edificação inaugurada em 1907, há 113 anos.
“O novo sistema luminotécnico projetado para a igreja destacou a belíssima arquitetura no estilo neogótica, marcada por linhas verticais, com sua torre de 42 metros de altura, três portas ogivais, pináculos e contrafortes", explicou o prefeito Rafael Greca.
"Estamos banhando com luz os prédios históricos da região central da capital, um compromisso de minha gestão, resgatando o sentimento de pertencimento à cidade dos curitibanos e também tornando os locais ainda mais atraentes para quem nos visita”, disse.
A nova iluminação foi oferecida à cidade como parte da programação de entregas pelos 329 anos de Curitiba, neste mês de março. Também integra o programa Rosto da Cidade, de revitalização de áreas urbanas.
A paróquia pertence à Fraternidade Franciscana Bom Jesus dos Perdões, que chegou em Curitiba no final do século 19. O templo começou a ser construído em 1907, e foi projetado pelo frei Feliciano Schlag.
Pontos estratégicos
Luminárias LED, de diferentes temperaturas, foram instaladas em pontos estratégicos para valorizar as linhas longilíneas do prédio e através do contraste de luz e sombra promover um efeito dramático que valoriza a edificação. São 85 luminárias (58 direcionáveis e 27 embutidas no piso), que variam as potencias de 5W a 28W e a temperatura de 2.700K a 4.000K.
“Foram instalados projetores com diferentes fotometrias, potências e temperaturas de cor para desenhar sombras dos elementos que compõem a ornamentação do prédio”, destaca o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues.
Monumentos históricos
As obras foram executadas sob a coordenadoria do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas. Tony Malheiros, diretor do departamento, explicou alguns detalhes do projeto luminotécnico.
“Na base foram instaladas luzes de cor mais neutra, enquanto a iluminação das colunas usou temperatura branco quente. Para a torre, elemento central, o destaque especial foi feito usando temperatura de cor mais clara e fria. A alternância das cores (temperatura) na luminosidade enfatizou ainda mais os belíssimos detalhes da igreja”, disse Malheiros.
Para o frei José Idair Ferreira Augusto, a nova iluminação valorizou o endereço , evocando o fato de que há na Praça Rui Barbosa um espaço sagrado para os católicos.
“Nossa igreja ganha nova vida. Acolhemos com gratidão o fato de termos sido contemplados pelo programa Rosto da Cidade, com a iluminação cênica que servirá para resgatar a igreja como ponto de referência da prática religiosa. Nossa torre, que evoca e conclama as pessoas a se voltarem ao que há de mais sagrado e profundo na busca do ser humano, está muito mais bonita e inspiradora com esse novo destaque”, disse o frei.
LEIA MAIS