Muitos curitibanos ficaram impressionados com a luz fim de tarde desta quarta-feira (18). O fenômeno é resultado da junção da luz natural do entardecer com a presença de nuvens e alto nível de umidade, de acordo com Ana Beatriz Porto, meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar).
“No fim de tarde, como o sol está mais baixo, a luz percorre uma área maior da atmosfera, por isso assume tons mais amarelados e alaranjados. Também tivemos um fim de tarde muito úmido e a umidade ajuda a espalhar a luz”, explica.
Segundo Ana Beatriz, é provável que nova situações como essa voltem a ocorrer na capital do Paraná. “No verão, a incidência de pancadas de chuva no fim de tarde é maior. Isso eleva os níveis de umidade, que é fundamental para que tenhamos esse tipo de luminosidade.”
Nuvens
Outro fenômeno pouco comum, a formação de nuvens chamadas pelos especialistas de Mammatus foi presenciada em Curitiba. O nome Mammatus ou Mammatocumulus vem do padrão de "bolsas" que se formam na base da nuvem.
As fotos que ilustram a matéria foram enviadas por moradores da cidade.