Nesta sexta-feira (8/8), o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, recebeu em seu gabinete o presidente da Associação Brasileira de Transplantados (ABTx), Edson Arakaki, e o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Dalla Bona Swinka, para anunciar oficialmente a realização da terceira edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados (JBTx) na capital paranaense.
Também participaram da reunião os secretários municipais de Esporte, Lazer e Juventude, Professor Euler; da Saúde, Tatiane Filipak; e de Governo, Marcelo Fachinello. O prefeito deu total apoio ao evento e colocou essas secretarias à disposição da organização para garantir o sucesso da iniciativa.
De 18 a 21 de setembro, Curitiba será palco de uma competição única que reúne atletas transplantados de todo o país. Mais do que disputar medalhas, os participantes vão celebrar a vida, a superação e reforçar a importância da doação de órgãos.
Para o prefeito, sediar o evento reforça o compromisso da cidade com o bem-estar, a saúde e a inclusão. “Curitiba se orgulha de receber os Jogos Brasileiros para Transplantados, um evento que simboliza a força da vida e a importância da solidariedade. Nosso apoio reforça a mensagem de que todos merecem uma segunda chance, e a doação de órgãos é um caminho para isso”, afirmou Eduardo Pimentel.
Com nove modalidades esportivas, incluindo corrida, natação e tênis, os jogos vão reunir atletas transplantados há pelo menos um ano, doadores de órgãos e profissionais de saúde da área de transplantes. As inscrições já estão abertas no site oficial da ABTx.
Transplantado de rim há 27 anos e entusiasta da prática esportiva, Rodrigo Swinka não apenas integra a organização como também vai participar da competição na modalidade corrida. “O esporte é uma ferramenta poderosa de reabilitação física e emocional. Esses jogos mostram que é possível voltar a viver com qualidade e propósito depois de um transplante”, destacou Swinka.