A Prefeitura deu mais um passo rumo à consolidação de Curitiba como Destino Turístico Inteligente (DTI). Na manhã desta quarta-feira (6/8), representantes do setor, empreendedores, técnicos do Instituto Municipal de Turismo e parceiros do Sebrae/PR participaram da reunião da Governança Curitiba DTI, realizada no espaço anexo ao Restaurante Escola do Senac, no Centro.
O foco principal é gerar experiências marcantes e multissensoriais em cada etapa da jornada do turista, desde o planejamento da viagem até o momento de voltar para casa. A ideia é que o visitante viva Curitiba de uma forma mais profunda e autêntica, descobrindo o que a cidade tem de melhor.
O encontro marcou a transição da nomenclatura “Ecossistema Curitiba DTI” para “Governança Curitiba DTI” e apresentou o modelo de atuação participativa do programa aos empresários que concluíram recentemente a Jornada de Desenvolvimento de Produtos Turísticos de Experiência, metodologia do Sebrae/PR que visa transformar vivências locais em produtos turísticos comercializáveis e inovadores. A edição de Curitiba contou com apoio técnico e financeiro do Instituto Municipal de Turismo.
“Estamos construindo uma política pública de turismo que valoriza a colaboração e a inovação. Ao envolver o setor produtivo de forma ativa, ampliamos o potencial de Curitiba se posicionar como destino inteligente, acessível, sustentável e com experiências únicas para o visitante”, destacou o coordenador de DTI do Instituto Municipal de Turismo, Wellington Rafael Medeiros.
Turismo feito a muitas mãos
Durante a reunião, os participantes conheceram melhor a estrutura, os objetivos e as formas de participação na governança do programa Curitiba DTI. A proposta é que os empreendedores agora também se tornem membros ativos do grupo, contribuindo com ideias, demandas e soluções voltadas ao fortalecimento do turismo local.
Um dos pontos altos do encontro foi a apresentação de 15 experiências turísticas desenvolvidas por 17 empresários durante a Jornada, incluindo três duplas que criaram produtos em parceria. As apresentações mostraram a diversidade e o potencial das iniciativas criadas em Curitiba — com propostas que valorizam a cultura local, a sustentabilidade, o bem-estar e a conexão com o território. Todas as experiências foram desenvolvidas ao longo de uma trilha de capacitação que combinou workshops, mentorias e vivências práticas.
Na sequência, os participantes acompanharam a apresentação dos resultados de uma consulta sobre estratégias de promoção e comercialização, feita com os empreendedores, além da entrega de um mapeamento de canais de comercialização, ferramenta essencial para quem busca ampliar a visibilidade e as vendas no setor turístico.
A manhã encerrou com uma rodada de conversa entre os empreendedores e os membros da governança. A mobilização para o lançamento do e-book sobre Cicloturismo, iniciativa que conecta turismo e mobilidade sustentável, também foi destaque na pauta.