A equipe técnica do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), responsável pela revisão do Plano Diretor, adiou o encerramento do prazo de recebimento das contribuições das oficinas livres. Organizadas pela própria sociedade, a partir de ferramentas e sugestões de abordagens disponibilizadas pelo Instituto, a modalidade provoca coletivos, entidades, instituições e quaisquer grupos da sociedade civil organizada para o debate a respeito dos desafios urbanos que Curitiba deve enfrentar para promover o desenvolvimento sustentável, determinado pelo Plano Diretor, nos próximos anos. O prazo inicial para o envio das contribuições era dia 15/8, mas foi prorrogado para 31 de agosto.
O processo de revisão do Plano Diretor de Curitiba dispôs de diferentes modalidades de participação, com destaque para as oficinas. A estratégia tem sido usada para ampliar os debates nos mais diversos nichos: técnico, político, profissional, empresarial, acadêmico e até com as crianças, por meio do Urbanista Mirim. Até dia 21 de agosto, por exemplo, ocorrem as oficinas comunitárias nas administrações regionais, com rodadas ainda em Santa Felicidade (19/8) e Tatuquara (21/8). Também há a possibilidade de participar de forma online, por meio da Plataforma Conecta.
O formato Oficina Livre é uma oportunidade para os cidadãos organizarem grupos e discutirem temas de desenvolvimento urbano que podem ser acolhidos na revisão.
“Temos tido bastante procura pela modalidade, o que nos levou a ampliar o prazo para recebimento das contribuições e assim dar tempo de mais grupos organizarem seus debates e enviarem os resultados”, explica o arquiteto e urbanista Pedro Sorrentino, coordenador do fluxo de participação do processo de revisão.
Para dar suporte à realização das Oficinas Livres, há um enxoval completo de conteúdo e materiais que vão ajudar na organização de desafios e propostas para o planejamento urbano. Qualquer grupo de pessoas, entidades, associações ou organização coletiva pode promover suas próprias reuniões, que poderão ou não ter intermediação de um servidor do Ippuc. O material de apoio com as orientações e dicas de organização da oficina está disponível no site do Plano Diretor e na Plataforma ReDus. Para agendar moderações técnicas e também tirar dúvidas sobre o processo, os interessados podem mandar um email para planodiretor@ippuc.org.br.
Revisão
Criado em 1966, o Plano Diretor precisa passar por revisões a cada dez anos, conforme o Estatuto da Cidade. Em Curitiba, o processo deve ser concluído com a aprovação da nova lei, até dezembro de 2026.