“Inovação social digital e inteligência coletiva” foi o tema de uma das plenárias do congresso do Smart City Expo Curitiba, nesta quinta-feira (23/3), segundo dia do evento que é realizado em Curitiba pelo quarto ano. A feira e o congresso acontecem no Centro de Eventos do Parque Barigui.
A assessora técnica da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação de Curitiba (Smap), Carla Cavichiolo Flores, apresentou aos demais debatedores como Curitiba aproveita o conhecimento para promover mais e mais avanços para o cidadão.
“Nosso foco foi na governança, estabelecemos parcerias entre as secretarias para transformarmos o conhecimento. A mudança nunca foi sobre tecnologia, mas sobre pessoas”, enfatizou.
Dentre os exemplos que Carla apresentou estavam o Curitiba App, aplicativo da Prefeitura com mais de 600 serviços, dentre eles o Saúde Já. Ela destacou estratégias importantes como o Nota Curitibana, programa que incentiva que o cidadão peça a nota fiscal, e o Fala Curitiba, programa de consultas públicas promovido anualmente para a escolha de prioridades para o orçamento anual.
Flores falou ainda do quanto uma experiência pode ser transformada em novas possibilidades, como o uso do antigo Check-in Seguro, desenvolvido em função da pandemia pelo novo coronavírus, transformado no Check-in Curitiba, que foi usado recentemente numa corrida organizada pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude.
A representante da Smap citou também o uso da inteligência artificial e o sistema de controle, peticionamento e acompanhamento dos processos judiciais, o Controle de Processos da Procuradoria-Geral do Município (CPPGM), estratégias de inovação na Procuradoria de Curitiba. E ressaltou a importância de servidores prepararem colegas de equipe no uso de business intelligence (BI). Ela lembrou que a inteligência coletiva reside em todos os lugares.
“Convido vocês a conhecerem a experiência do metaverso proposta pela Prefeitura de Curitiba, que trouxe a possibilidade de cada um ver como será a intervenção socioambiental do Bairro Novo do Caximba, em andamento na cidade”, incentivou.
“O trabalho desenvolvido em Curitiba é inspirador”, resumiu Paulo Gandolfi, diretor de Relações Governamentais do Colab, startup premiada pelo seu aplicativo de engajamento cidadão, gestão colaborativa e inovação, que fez a mediação da plenária.
Soluções para os desafios
Com Flores, participaram a coordenadora do programa IP 360 para Assuntos do Sul, na Argentina, Ana Doria; a fundadora e CEO da Curiós, empresa voltada à educação, Laura Marsiaj Ribeiro; e o cofundador e diretor de Expansão Global do aplicativo We.flow, Paulo Cruz Filho.
Ana Doria destacou a realidade da Argentina e observou que muito do que os governos locais do país vizinho enfrentam pode ocorrer no Brasil. “A maioria das províncias não tem uma estratégia para enfrentar a transformação digital necessária”, constata.
“Inovar não é apenas tecnologia, mas é provocar novos olhares para os problemas da comunidade que não foram resolvidos. É preciso pensar na inovação pública e na inovação tecnológica, mas acima de tudo na inteligência coletiva, que é a ferramenta capaz de permitir a verdadeira inovação” completou Ana Doria.
Laura Ribeiro aposta num grande esforço em nome da educação e da inovação. “A gente não está preparado para ser uma cidade inteligente. Isso vai acontecer quando prepararmos os professores com uma prática pedagógica inovadora, para ensinar e engajar os alunos”, defendeu.
Ela explicou que a Curiós é uma comunidade de aprendizado, uma plataforma que possibilita a transformação dos professores, com a troca de experiências em busca de um trabalho cada vez melhor nas salas de aula, de modo a romper a cultura do isolamento dentro das escolas. “Quando a gente mostra que o que é aprendido em sala de aula é relevante para os alunos, a gente caminha para a inovação digital” completa.
A relação de uns com os outros também foi tema da fala de Paulo Cruz Filho. Ele compartilhou que o princípio de tudo está na intencionalidade, na relação interior e interpessoal. “Nós interdependemos uns dos outros. Qualquer assunto complicado só pode se resolver em conjunto e despertar isso é o nosso objetivo.", explica.
Cruz propôs a regeneração da relação que cada um tem com a cidade. O We Flow — Together for a Better World é um aplicativo que oferece consultoria e treinamento em ESG (governança ambiental, social e corporativa), impacto social, liderança consciente e cultura de impacto.