Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Justiça no Bairro

Inscrições para casamento coletivo devem ser feitas nos Cras de Curitiba até 5 de dezembro

Inscrições para casamento coletivo devem ser feitas nos Cras de Curitiba até 5 de dezembro. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM (arquivo)

As inscrições para o casamento coletivo promovido pelo Tribunal de Justiça do Paraná e pelo Sistema Fecomércio Sesc Senac PR, em parceria com a Prefeitura de Curitiba, estão abertas até o próximo dia 5 de dezembro. Os noivos interessados devem procurar um dos 39 Centros de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade para participar da cerimônia, que faz parte do Programa Justiça no Bairro Sesc Cidadão.

O casamento será realizado em 13 de dezembro, às 17h, na Central de Abastecimento do Paraná (Ceasa), no bairro Tatuquara (BR-116, km 10, nº 22.881). Além das celebrações, o público terá acesso a uma feira de serviços jurídicos e de cidadania, organizada pelo Tribunal de Justiça e pela Prefeitura, que terá início às 9h.

As ações do Justiça no Bairro têm o objetivo oferecer atendimento jurídico e serviços gratuitos à população de Curitiba e Região Metropolitana com renda de até três salários-mínimos por pessoa.

Quem pode participar do casamento

Podem se inscrever para o casamento coletivo casais que moram em Curitiba ou na Região Metropolitana com renda familiar de até três salários mínimos.

Para participar, é preciso apresentar carteira de identidade, certidão de nascimento ou de casamento (neste caso, com averbação atualizada em situações de divórcio), comprovante de renda de até três salários-mínimos por casal (ou até 1,5 salário mínimo por pessoa) e comprovante de endereço atualizado. Todos os documentos devem ser originais, e é necessário que todos os envolvidos estejam presentes no dia do atendimento.

Em Curitiba, as inscrições devem ser feitas nos 39 Cras, conforme o endereço da residência. Já para quem mora na Região Metropolitana, o atendimento é feito nos Cartórios de Registro Civil de cada município.


Feira de serviços

Durante o evento, serão oferecidos atendimentos jurídicos, como divórcio consensual, guarda, pensão alimentícia, reconhecimento ou dissolução de união estável, reconhecimento de paternidade ou maternidade e retificação de registro civil.

Haverá também emissão de carteiras de identidade para maiores de dois anos, com distribuição de 300 senhas no local, além de serviços do programa Paraná em Ação.

A Prefeitura de Curitiba participará com diferentes secretarias. A Fundação de Ação Social (FAS) orientará sobre os serviços de assistência social ofertados nos Cras; a Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) promoverá atividades recreativas com brinquedo inflável e cama elástica; a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smma) fará a distribuição de 100 mudas de árvores; e a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará orientações sobre dengue e vacinação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) disponibilizará intérpretes de Libras durante a cerimônia.

Curitiba é a 3ª capital com mais casamentos

Curitiba aparece como a terceira capital brasileira com maior proporção de casamentos civis e religiosos, segundo dados da amostra do Censo Demográfico 2022: Nupcialidade e Família, divulgados pelo Instituo Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na capital paranaense, 46,57% dos casais optam por esse tipo de união, percentual que coloca a cidade atrás apenas de Belo Horizonte, MG (53,93%) e Vitória, ES (51,03%).

O levantamento aponta ainda que 51,35% dos moradores de Curitiba viviam em algum tipo de união, enquanto 48,65% não possuíam companheiro ou cônjuge. Entre os que não têm relacionamento, 19,04% já conviveram com alguém e 39,61% nunca estiveram em nenhum tipo de união.