Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
FAS para Elas

FAS promove palestra sobre empregabilidade da mulher com foco na área de hotelaria

FAS promove palestras sobre empregabilidade da mulher. Curitiba,12/11/2025. Foto: Sandra Lima

A Fundação de Ação Social (FAS) promoveu, em parceria com a empresa B2B, a palestra Empregabilidade da Mulher, com ênfase na área de hotelaria, voltada para mulheres atendidas pelo projeto FAS para Elas. O encontro, realizado no Mercado de Orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba, reuniu aproximadamente 60 participantes e teve também uma visita guiada ao espaço, que muitas delas conheceram pela primeira vez.

A ação teve como objetivo fortalecer a empregabilidade das mulheres e apresentar oportunidades de atuação profissional na área da hotelaria. O projeto FAS para Elas busca promover a superação das vulnerabilidades sociais das famílias atendidas, estimulando o desenvolvimento pessoal e profissional das mulheres, o despertar de habilidades e a construção de novos projetos de vida.

Durante a tarde, as participantes assistiram à palestra de Cris Vicentini, sócia-proprietária da B2B , empresa que desenvolveu uma plataforma de gestão e controle de contratações na hotelaria. Cris apresentou o cenário do setor, explicou as diferentes categorias e funções dentro dos meios de hospedagem e destacou o potencial de crescimento da área.

“O setor de hotelaria está a pleno vapor e Curitiba oferece muitas oportunidades de emprego em várias áreas e para pessoas com diferentes níveis de escolaridade e experiência”, ressaltou Cris.

Ela informou que Curitiba e Região Metropolitana contam atualmente com 172 hotéis de todas as categorias e 188 vagas abertas no setor. Também incentivou as mulheres a buscarem qualificação e orientou como se inscrever para cursos gratuitos e oportunidades de trabalho na plataforma da empresa.

Ações do município

Em seguida, o diretor de Empregabilidade e Trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), Fabiano Vilaruel, falou sobre as políticas municipais de promoção do emprego e destacou a importância da qualificação profissional.

“Para chegar a uma vaga de emprego é preciso percorrer um caminho certo. Estudar e se aperfeiçoar aumenta muito a chance de sucesso”, afirmou.

Vilaruel apresentou ainda as ações desenvolvidas pela SMDEI para facilitar o acesso ao trabalho, como as unidades do Sine nas regionais, o Sine Móvel, a Blitz do Emprego, o Emprego nos Terminais e a Tarifa Zero, que garante transporte gratuito para quem está em busca de recolocação.

Desenvolvimento

O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, reforçou que a qualificação profissional e a geração de renda são fundamentais para romper ciclos de vulnerabilidade social.

“O FAS para Elas faz isso, e é isso que queremos para todas vocês. Queremos que chegue o momento em que não precisem mais do atendimento da FAS, porque estarão plenamente desenvolvidas em todas as áreas da vida”, destacou.

Entre as participantes, Fernanda dos Santos, atendida pelo Cras Corbélia, contou que o encontro ampliou seus horizontes. “Abriu uma visão ampla para a gente aprender mais coisas e quem sabe trabalhar na área. Tenho interesse em turismo e os hotéis podem ser um caminho para mim”, disse.

Célia Sousa Vasconcelos, do Cras Cajuru, viu na palestra a oportunidade de retomar a carreira. “Fui camareira durante mais de dois anos e gostaria de voltar a trabalhar na área. Me inscrevi e quero voltar para esse ramo”, contou.

Também participaram da ação a diretora de Proteção Social Básica da FAS, Cintia Auman, a gerente do programa Acessuas FAS, Taciana de França Alves, e a gerente de projetos da Proteção Social Básica, Rosecler Quirino.

Criado em 2021, o projeto FAS para Elas já atendeu 293 mulheres, com idades entre 16 e 70 anos, com ações de qualificação, fortalecimento da autoestima e incentivo à autonomia econômica.