Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança alimentar

Ingredientes da sopa do inverno estão nas gôndolas dos Sacolões da Família

Hortifrútis de inverno começam a hegar nos Sacolões da Família. Curitiba, 25/05/2021. Foto: Lucilia Guimarães/SMCS

 

Faltando menos de um mês para a chegada do inverno, os fregueses dos Sacolões da Família já podem comprar as frutas, verduras e legumes típicos da estação mais fria do ano. Nas gôndolas das 14 unidades do programa da Prefeitura é possível comprar tangerina, carambola, brócolis, inhame, cará, nabo, rabanete, batata-doce e mandioquinha. Tudo ao preço máximo de R$ 2,49 o quilo.

Nos Sacolões da Família, não é preciso fazer cadastro. Toda a população pode fazer compras.

A dona de casa Cláudia Regina Nepomuceno, 45 anos, levou para casa, na última segunda-feira (24/5), inhame e batata-doce, além de batata, tomate e cebola. Ela garante que com a chegada do frio vai ter sopa no jantar a partir desta semana e o melhor lugar para comprar os ingredientes frescos é no Sacolão da Família.

“Sempre procuro levar frutas e verduras para nossas refeições do Sacolão da Família. Vale muito a pena pelo preço”, garante Claudia, que faz compras periodicamente na unidade da Rua da Cidadania da Matriz, na Praça Rui Barbosa (Centro).

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, reforça a importância do programa Sacalões da Família, ainda mais neste momento de pandemia, quando a população precisa ter acesso a uma alimentação rica em nutrientes e a preço baixo.

“A ingestão de frutas e verduras contribui para elevar a imunidade, que é indispensável para a proteção contra a covid-19”, diz o secretário.

Gusi conta que o preço máximo de R$ 2,49 o quilo é obtido por meio de três medidas. “Incentivamos os comerciantes permissionários a negociar preços com atacadistas, a comprar de agricultores da Grande Curitiba para reduzir custo de frete e a priorizar produtos de safra", explica ele.

Cuidados

Devido à pandemia, os cuidados para evitar a proliferação da covid-19 começam na entrada dos Sacolões da Família. Há limite de fregueses e, para evitar aglomerações, no chão da entrada foram colocadas fitas adesivas para demarcar o distanciamento mínimo de 1,5 metro, caso ocorra fila na parte externa. Também é ofertado de álcool em gel 70% desde a entrada do local e cartazes orientam sobre os cuidados na higienização. O uso de máscara é obrigatório. 

Por conta do atual decreto da Prefeitura de combate à covid-19, os Sacolões da Família estão funcionando de segunda a sexta-feira em horários específicos (confira no link).