Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Conecta Muralha Curitiba

Imagens de assalto a idoso e monitoramento em tempo real levam Guarda Municipal a prender três assaltantes

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Rafael Vianna, e o delegado do 1° Distrito Policial, Danilo Zarlenga, apresentaram detalhes sobre a ação que prendeu três integrantes da gangue da correntinha esta semana. Curitiba, 25/07/2025. Foto: Ricardo Deverson/GMC


O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Rafael Vianna, e o delegado do 1° Distrito Policial, Danilo Zarlenga, apresentaram detalhes sobre a ação que prendeu três integrantes da gangue da correntinha esta semana, durante a coletiva realizada na manhã desta sexta-feira, 25/7, no 1° DP

As equipes de inteligência da Muralha Digital e da Polícia Civil investigaram a ação da quadrilha, monitorando o comportamento do grupo na região central da cidade. A apuração teve início com uma ocorrência no mês passado, quando eles atacaram um idoso em frente ao Paço da Liberdade, para roubar a correntinha dele. 

A quadrilha foi monitorada por mais de um mês, e por meio das  imagens da Muralha Digital, na última quarta-feira (23/7) foi desencadeada uma operação integrada que envolveu guardas municipais e policiais civis e culminou na prisão de três integrantes da quadrilha, dois deles com tornozeleiras eletrônicas, reincidentes na prática dos crimes. 

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou que as câmeras de monitoramento da Muralha Digital foram fundamentais para as investigações e para efetuar as prisões dos membros desse grupo, que pratica furtos e roubos de relógios, celulares e joias na região central de Curitiba.  

“Mais  uma ação do Centro Seguro, programa de redesenvolvimento da região central da cidade, que tem foco também na melhoria da segurança pública, para devolver o centro para as pessoas de bem e  para as famílias. Vamos intensificar as operações na região para intensificar o combate ao crime, para que o cidadão volte a frequentar o centro, possa morar com tranquilidade e ter uma vida cultural e passear pela região com a segurança restabelecida”, ressaltou Vianna. 

 Investigações

Os suspeitos foram identificados por meio do trabalho da equipe de investigação da Muralha Digital, que analisou imagens de uma câmera de segurança instalada na região da Praça Generoso Marques, que flagrou a ação do grupo que agiu com bastante violência e agrediu um idoso para roubar a correntinha dele, na tarde do dia 16/6, na frente do Paço da Liberdade.  

As imagens mostram a violência do grupo, o idoso foi cercado pelos criminosos, derrubado e arrastado pelo chão, numa ação violenta que durou poucos minutos e foi acompanhada por muitas pessoas numa das regiões mais movimentadas do Centro. A partir dessas imagens, a equipe de investigação da Muralha Digital passou a monitorar o grupo que foi identificado e preso. 

Prisões

No dia da operação, as câmeras da Muralha Digital acompanharam a movimentação dos criminosos em tempo real, uma equipe de investigação orientou a ação da Guarda Municipal de Curitiba que cumpriu os mandados de prisão expedidos pela justiça. Dois suspeitos foram presos na área central, na Praça Zacarias e na Rua Marechal Deodoro, e o terceiro foi encontrado na sua residência no bairro Xaxim. Outros dois integrantes da quadrilha ainda estão foragidos.

A ação foi integrada e contou com a participação da Guarda Municipal, do Grupo Tático de Motos da GM, de agentes do Departamento de Inteligência da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, além de agentes das polícias Civil e Penal.

O delegado titular do 1° Distrito Policial, Danilo Zarlenga, destacou a ação que contou com a parceria da polícia civil e da Guarda Municipal de Curitiba, e reafirmou a importância das imagens da Muralha Digital na identificação dos criminosos. 

“É uma associação criminosa que age no centro e em alguns bairros como o Água Verde e Batel. Eles são muito violentos e atuam em grupo. Alguns membros dessa quadrilha já tinham sido presos em outras ocasiões pelo mesmo crime. É importante que as vítimas procurem a delegacia para representar a ocorrência, para que a polícia possa identificar essas quadrilhas, e tornar o centro um lugar mais seguro para que as famílias voltem ao centro”, destacou.    

Programa Muralha Conecta Curitiba 

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou ainda que a tecnologia da Muralha Digital será fundamental para combater o avanço da criminalidade e prevenir os crimes em Curitiba. 

“Nos próximos meses com o Programa Muralha Conecta Curitiba pretendemos ampliar o número de câmeras de monitoramento no município, com a integração das câmeras dos condomínios e das empresas de segurança a Muralha Digital. A cidade vai contar com monitoramento mais efetivo e o cidadão com mais segurança”, afirmou Vianna.  

O decreto que criou o Programa Conecta Muralha Curitiba foi assinado no início deste mês pelo prefeito Eduardo Pimentel, com o objetivo de ampliar o número de câmeras de monitoramento no município, com o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas de segurança e condomínios — com a Muralha Digital da Prefeitura de Curitiba. 

Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2.100 câmeras instaladas em espaços públicos e pontos estratégicos do município. Com a integração das câmeras particulares, o âmbito de abrangência da Muralha Digital será ampliado e deverá conectar até 6 mil câmeras para realizar o monitoramento nos espaços públicos da cidade, para ampliar o cercamento digital e o combate aos crimes.