Fazer os visitantes embarcar numa viagem pelas 27 capitais do País a partir de seus ícones arquitetônicos é a proposta da exposição Cidades Brasileiras, do artista Adriano Catenzaro, em cartaz no Solar do Barão. As obras integram a mostra Traços Curitibanos 3 - a bienal de desenho que reúne a produção de ilustradores, caricaturistas, desenhistas de animação e quadrinistas de Curitiba.
A exposição Cidades Brasileiras é fruto de um projeto financiado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Foram dois anos de trabalho desde a pesquisa até a execução das ilustrações, criadas manualmente em papel color plus e mi-teintes.
Os desenhos foram recortados e colados em coloridos painéis, formando o retrato de cada capital a partir da soma exclusiva dos ícones arquitetônicos. No caso de cidades famosas - como Rio e São Paulo - Catenzaro quis destacar as atrações menos conhecidas.
Os painéis são pequenos e do mesmo tamanho. Em 30 x 44 centímetros o artista conseguiu formar composições usando de 32 a 52 elementos que, segundo ele, sintetizam a diversidade cultural brasileira. “São muitas coisas belas, mas que também comunicam, ajudam a contar a história dessas cidades por meio de suas construções e dos seus monumentos”, resume ele, que se define como um designer apaixonado por arquitetura e por Curitiba.
A fase de pesquisa, conta Catenzaro, foi fonte de surpresas. “Nunca estive em muitas dessas cidades e não imaginava a riqueza que elas reúnem”, diz. Como exemplo, cita Macapá, capital do Amapá, Norte do Brasil. Lá, descobriu a fortaleza - a maior da América Latina - que nunca foi usada para fins militares.
“Pouca gente sabe dessas peculiaridades e não valoriza o que está distante, do outro lado do País”, explica. Para ele, o conhecimento e a admiração pela diversidade cultural podem ser recursos para banir o preconceito. “Somos um só povo, com suas características e riquezas culturais que devem ser conhecidas, admiradas e respeitadas para fortalecer a nossa unidade”, defende.
Por isso, ressalta, o ponto alto do projeto será a distribuição, na rede municipal de ensino, de um livro de 128 páginas que apresenta as capitais brasileiras aos estudantes por meio de suas igrejas, pontes e monumentos. O material é interativo. “O foco é a escola porque é nos estudantes que devemos investir para construir um Brasil mais solidário”, conclui.
Serviço: Cidades Brasileiras
Evento da mostra Traços Curitibanos 3
Local: Solar do Barão - Casa da Gravura (Rua Presidente Carlos Cavalcanti, 533, Centro)
Visitação: de terça a sábado, das 9h às 18h. Domingo, das 12h às 18h. Fechado na Sexta-feira Santa (19/4)
Entrada gratuita