Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Patrimônio histórico

Igreja do Umbará ganha nova iluminação cênica e evidencia arquitetura histórica

Prefeito Eduardo Pimentel entrega nova iluminação cênica na Paróquia São Pedro do Umbará. Curitiba, 14/11/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Símbolo do segundo maior bairro de Curitiba, a Paróquia São Pedro do Umbará, no extremo Sul da cidade, agora tem iluminação cênica para valorizar a arquitetura do templo religioso construído por imigrantes italianos no final do século XIX. Rodeado de moradores e em clima de preparativos para o Natal, o prefeito Eduardo Pimentel inaugurou a nova iluminação na noite desta sexta-feira (14/11). 

“Que alegria vir aqui hoje, perto do início do nosso Natal, da comemoração do nascimento de Jesus, para dar esse presente a toda comunidade. A iluminação traz mais do que segurança, traz o brilho da igreja. Curitiba e o Paraná têm se destacado pelo crescimento do turismo religioso e iluminar as igrejas da cidade é uma forma de fortalecer essa atividade no município", disse o prefeito Eduardo Pimentel, durante a entrega da nova iluminação cênica da igreja.      

Localizada na Rua Nicola Pellanda, nº 5000, a igreja é um marco de identidade, tradição e união para a comunidade local. Com a nova iluminação cênica reforça o reconhecimento ao legado histórico e cultural do Umbará.

A obra integra o PRO Curitiba, o maior programa de revitalização e obras da história da capital.

Para valorizar a arquitetura do templo religioso construído por imigrantes italianos no final do século XIX, projetado pelo arquiteto João de Mio - uma referência da arquitetura sacra em Curitiba -, foram instaladas 118 luminárias de LED.

Os novos equipamentos em LED combinam diferentes potências e tonalidades de luz, (entre 2700K e 4000K), criando o efeito ideal para destacar a arquitetura, além de consumir menos energia.

“As igrejas fazem parte da identidade dos bairros e, quando destacadas com iluminação cênica, revelam ainda mais sua beleza e seu papel cultural. O PRO Curitiba tem esse olhar: investir em infraestrutura, mas também cuidar da memória e do pertencimento da população”, afirmou o secretário municipal de Obras Públicas, Luiz Fernando Jamur.

Os trabalhos foram executados pela Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Curitiba, concessionária responsável pela iluminação pública da cidade, com acompanhamento técnico e fiscalização da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).

Detalhes em evidência

Finalizada em 1940, a igreja tem influências da arquitetura italiana, com elementos clássicos como colunatas, capitéis, frontões e o campanário isolado da construção principal, característico da região do Vêneto.

Segundo o arquiteto e urbanista Thales Sinhorini, do Departamento de Iluminação Pública da Smop, todos esses detalhes nortearam o projeto.

“Usamos projetores embutidos no piso, projetores direcionáveis e perfis lineares em cor quente para valorizar colunas e ornamentos. Nos vitrais e imagens, aplicamos pontos de luz neutra, criando contraste e profundidade. A escultura de Cristo no barco, logo na entrada do terreno, também recebeu destaque especial, assim como os sinos do campanário”, explicou Sinhorini.

O efeito proporcionado pelas luzes permite que a comunidade e visitantes apreciem melhor os vitrais, os pilares e as janelas laterais, destacando a simetria e a beleza do projeto original.

“O projeto da Prefeitura veio ao encontro de um sonho antigo da comunidade, especialmente para o período do Natal. Está todo mundo muito entusiasmado. Muita gente vai vir à igreja só para ver a nova iluminação”, afirmou o padre Carlos Cigolini, da Paróquia São Pedro.

Segundo ele, a nova iluminação tem um significado profundo para os moradores do Umbará. “Desde os tempos dos imigrantes italianos, a igreja sempre foi o centro e o ponto de referência do bairro. Agora, iluminada, ela representa um reavivar da fé e da memória. É como reacender os velhos tempos. Mesmo de longe, a igreja se faz presente. Ela é luz para a comunidade.” completou Cigolini

OUÇA AQUI

Padre Carlos Cigolini


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available


Maria José Costa, de 81 anos, moradora antiga do bairro, catequista há 50 anos na igreja e integrante das pastorais, ficou muito emocionada com a nova iluminação.

“Eu achei a iluminação fantástica. A igreja foi construída pelas mãos das pessoas daqui do bairro, meu pai ajudou na construção. Fiquei extremamente emocionada com a beleza, trouxe mais atrativo para nosso bairro. Creio que muitas pessoas virão visitar”, disse Maria José.

Mais segurança e modernização

Além do aspecto cultural e turístico, a iluminação cênica contribui para a segurança e para a qualidade de vida da região.

“A iluminação pública tem impacto direto no dia a dia das pessoas. Estamos ampliando o uso do LED nas ruas, parques e praças, mas também em monumentos e edificações históricas, com iluminação cênica, que ajudam a contar a história da cidade”, ressalta Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação Pública da Smop.

Até o momento, a modernização da iluminação pública alcançou 90% da cidade com tecnologia LED. Neste ano, 25 locais receberam iluminação cênica, do Centro Histórico no São Francisco, na região central, passando pelo Fazendinha, com o destaque assegurado pelas luzes da Casa Klentz, na Praça Rui Barbosa, com a Rua da Cidadania Matriz, chegando agora ao Umbará, com a Paróquia São Pedro.


Com realização da Prefeitura de Curitiba, o Natal de Curitiba 2025 é apresentado pelo Bradesco e também tem como patrocinadores: Governo do Paraná, Ademicon, Condor Super Center, O Boticário, Rumo, Grupo Potencial, Ligga, Uninter, Electrolux, Volvo do Brasil, PUCPR/Grupo Marista, Família Madalosso, Consórcio Servopa, MiniPreço, Tenda, Cenarium Brasil, Favretto, Abrasel-PR, Leroy Merlin, Valor Real Construtora, Realiza Eventos e Festtone. A programação ocorre de 24 de novembro a 6 de janeiro, com apresentações até 23 de dezembro.