Ir para o conteúdo
BALANÇO 2025

ICS amplia programa de atendimento integral à saúde e reestrutura neuropediatria

Programa Bem Nascer entrega bolsa maternidade e leva orientação às mães. Foto: Divulgação/ICS

No primeiro ano de gestão do prefeito Eduardo Pimentel, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS) ampliou o programa Oncovida, de cuidado integral aos diagnosticados com câncer. Desde julho, o programa passou a atender pacientes em uso de terapias imunobiológicas, incluindo pessoas com doenças autoimunes.

Agora, além dos pacientes oncológicos, aqueles que têm diagnóstico de doenças autoimunes também receberão atendimento integral, inclusive com realização de tratamentos no ambulatório do ICS. O objetivo é garantir maior rastreabilidade de doenças e eficiência na execução integral dos procedimentos, promovendo a segurança do paciente.

Com 32 anos, a professora da rede municipal de Curitiba Patrícia Cinthya tem há dez anos a Doença de Crohn, uma inflamação crônica que afeta o trato gastrointestinal e na qual o sistema imunológico ataca erroneamente as células do próprio corpo.

Beneficiária do ICS, Patrícia é a primeira paciente do programa Oncovida, após a ampliação. Pela primeira vez, a professora recebeu um tratamento de maneira integral dentro do Instituto. 

“Estou contente porque é algo que eu estava esperando bastante. Como todo tratamento, a gente precisa que algo seja constante e saber que aqui tem uma equipe para dar esse suporte, é um sentimento muito gratificante”, diz Patrícia.

Reestruturação da neuropediatria

Em 2025, o ICS promoveu avanços relevantes no cuidado a crianças e beneficiários com condições neurológicas e necessidades especiais. Com uma reformulação estrutural, a equipe de médicos assistenciais do Programa de Apoio ao Beneficiário com Necessidades Especiais cresceu.

Na área da neuropediatria, o ICS adotou novo sistema de agendamento, com triagem qualificada, para redução no tempo de espera, maior agilidade na marcação de consultas, aumento de resolutividade, encaminhamento adequado às especialidades pertinentes.

Avanços tecnológicos

Para um serviço mais eficiente e transparente, o ICS implantou o sistema de token exclusivo para os atendimentos de terapias especiais e fisioterapia. Na prática, para cada sessão, o paciente gera o token, confirmando a realização do atendimento. Esse procedimento possibilita melhor distribuição de vagas, monitoramento de filas e cumprimento do número correto de sessões para cada beneficiário.

Além disso, uma nova versão do aplicativo foi lançada em agosto, com layout moderno, novas funcionalidades e melhoria na experiência do beneficiário. A navegação ficou mais intuitiva e a sequência de telas foi redesenhada para tornar o acesso aos serviços mais rápido e eficiente. O novo aplicativo bateu o recorde de instalações, com 28 mil downloads.

Integração

Representantes das Secretarias Municipais de Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ) e de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) estiveram no ICS para alinhar iniciativas conjuntas nas áreas de esporte, nutrição e bem-estar, ação que integra o cumprimento das metas do Plano de Governo.

Uma das ações prevê programação intensa para o Dia Municipal de Mobilização pela Promoção da Saúde e Qualidade de Vida, em abril, que contará com aferição de pressão arterial e glicemia, oficinas de nutrição, atividades esportivas e de lazer.

Qualidade de vida no trabalho

Criação do setor de Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), alinhado às atualizações da Norma Regumentadora n° 01 (NR-01), que ampliou o escopo da gestão de riscos ocupacionais para incluir os riscos psicossociais, como estresse, ansiedade, depressão e burnout.

As ações incluem mediação e escuta ativa de conflitos, programas de bem-estar e autocuidado, treinamentos e oficinas de sensibilização sobre saúde mental, além de aplicação de levantamentos de clima organizacional para avaliar satisfação e engajamento.

Canais de atendimento

O ICS também reestruturou o canal Fale com o ICS, passando a atuar como primeira instância de atendimento aos beneficiários, em conformidade com a Resolução Normativa n° 623/2024 da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

As manifestações recebidas incluem dúvidas, reclamações, sugestões, elogios e solicitações administrativas. Quando não solucionadas de forma satisfatória, são encaminhadas à Ouvidoria, instância superior prevista na regulamentação para operadoras de saúde.

Fortalecimento na prevenção

Na prevenção de doenças, a Diretoria de Atenção Primária à Saúde – DAPS ampliou a participação de beneficiários em campanhas institucionais. Um destaque para Outubro Rosa, que teve crescimento de 25% de mamografias e aumento de 37% na coleta de preventivos (papanicolau) em comparação ao ano passado.

Por meio de exames preventivos, a professora Cassinéia de Lourdes Pereira Mocochinski, 57 anos, beneficiária do ICS, descobriu precocemente o câncer de mama, na campanha Outubro Rosa de 2024. “Em 2023, eu participei da campanha e estava tudo certo. Mas, para a minha surpresa, no ano passado, veio o resultado com um nódulo de três milímetros. Eu fiz a biópsia e ela confirmou um grau 1, que ele não era agressivo, mas que precisava passar por uma cirurgia. Quarenta dias depois da descoberta, eu iniciei a radioterapia e agora tomo remédio”, conta.

Outras realizações de 2025


  • Reforma estrutural de setores assistencial e administrativo da Daps, com ampliação para cinco consultórios, aumentando a capacidade de atendimento em 9,7%
  • Transformação digital de procedimentos internos
  • Criação do setor de Projetos e Inovação em Saúde, com a implantação de painéis de Business Intelligence (BI), ampliando a eficiência do monitoramento e promovendo a melhoria da qualidade dos serviços de saúde
  • Retomada da entrega de kits de maternidade, reforçando a assistência humanizada, uma das frentes de atuação dos programas Mãe Canguru e Bem Nascer.
  • Para a valorização da saúde mental, foi criado o programa Vivamente, com protocolo estruturado para promoção do bem-estar, prevenção de recaídas e fortalecimento de estratégias de cuidado.
  • Ampliação do programa de tratamento da obesidade, com novo médico de referência e reestruturação do protocolo assistencial, valorizando a abordagem interdisciplinar e o incentivo a mudanças de hábitos.
  • Início da reformulação integral do Plano de Cargos, Carreira e Salários (PCCS), alinhado às melhores práticas de mercado.
  • Contratação de quatro novos médicos de Família e Comunidad.