Curitiba é reconhecida nacional e internacionalmente pelos cuidados com a destinação final dos resíduos, tanto os comuns quanto os recicláveis. Na capital paranaense, a coleta do lixo atinge 100% da cidade, os caminhões fazem o recolhimento em todas as ruas. Isso foi mais uma vez comprovado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou na última sexta-feira (22/8) os dados sobre a coleta de resíduos no Brasil em 2024.
Curitiba aparece entre as dez primeiras cidades do ranking com 100% da cidade atendida com coleta de resíduos. Essa é a primeira divulgação anual após a reponderação dos dados com base no Censo 2022. As informações podem ser acessadas pelo site do IBGE.
“Além dos serviços de coleta com caminhões nas ruas, temos o serviço do Câmbio Verde, de troca de recicláveis por alimentos, e nossos Ecopontos, para a população levar caliças, entulhos vegetais e móveis inservíveis. Nossa coleta do Lixo que Não é Lixo é feita desde 1989”, explicou a gerente Limpeza da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Eliane Chiuratto.
Na cidade, são coletadas em média 2.500 toneladas de resíduos por dia e 100% têm a destinação final correta.
Lixo que Não é Lixo
O Lixo que Não é Lixo é o programa da Prefeitura de Curitiba que faz a coleta de materiais recicláveis, como papel, papelão, plástico, vidro e metal. Equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente vão aos domicílios e recolhem os resíduos separados pelos moradores, para encaminhar ao destino correto.
A ação acontece até três vezes por semana.
Câmbio Verde
Com o Câmbio Verde, a população pode trocar materiais recicláveis por produtos hortifrútis da época. As trocas acontecem em vários pontos da cidade com dia e hora marcados, de acordo com calendário anual da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.
Para cada quatro quilos de lixo reciclável, o programa da Prefeitura oferece um quilo de alimento.
O Câmbio Verde traz benefícios econômicos, sociais e ao meio ambiente, atendendo o pequeno produtor e associações de catadores de materiais recicláveis e destinando adequadamente os resíduos.
Ecopontos
Os Ecopontos, locais destinados a resíduos mistos e recicláveis, são mais uma alternativa disponível para o descarte de lixo.
Os resíduos mistos incluem materiais de construção civil, madeira, restos de podas de árvores, mobiliário inutilizável, eletroeletrônicos, óleo de cozinha e gordura usados.
Os resíduos devem ser separados e depositados conforme as orientações dos funcionários do local. O horário de funcionamento é de segunda a sábado, das 8h às 12h e das 13h às 17h.