Meio Ambiente
Lixo Que Não É Lixo: Coleta
Para resíduos recicláveis, gerados no dia a dia, a Prefeitura disponibiliza a coleta de lixo que não é lixo: papel, papelão, plástico, vidro e metal.
Exemplos de lixo que não é lixo
- Latas de bebidas e de alimentos
- Vidro colorido ou incolor (garrafas, copos, potes de alimentos)
- Sacolas plásticas
- Garrafas pet
- Copos
- Tampinhas
- Rótulos
- Embalagens longa vida
- Caixas de papelão / Caixas de pizza
- Papel branco, colorido; jornais e revistas
- Peças em isopor
Eletrônicos e pneus
Este serviço coleta também até duas unidades de lixo eletrônico e duas unidades de pneus. Todo material deve ser separado, bem acondicionado e disposto para coleta, na frequência correta do endereço. Isso para que não sejam alvo de vandalismo, de coletores informais descuidados, de cães de rua que rasgam embalagens em busca de alimentos ou que possa ser carregado por chuva forte.
Até 3 vezes na semana
A frequência da coleta, realizada por caminhões-baú, contratados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, varia de uma a três vezes por semana, dependendo da região da cidade.
Todo atendimento aos que já são usuários, aos que estejam interessados na implantação da coleta, ou aos que queiram reclamar e elogiar o serviço, é feito pela Central de Atendimento 156 (chat online) e pelo telefone 156.
Pelo app Curitiba 156
Outra alternativa eletrônica de atendimento é usar o app Curitiba 156. Esta é a plataforma mobile da Prefeitura, que registra protocolos e responde com mais agilidade a diversas solicitações de informações e de serviços públicos, como a coleta de lixo que não é lixo; permite, inclusive, o envio de imagens. O aplicativo é disponibilizado nas versões Android, na loja Google Play e Iphones, na loja App Store.
A Central 156 funciona 24 horas, todos os dias da semana, inclusive nos feriados.
Rua pode ser atendida
Um morador pode solicitar, via Central de Atendimento 156, que o serviço seja estendido à sua rua, fornecendo apenas o endereço completo (nome da rua, número do prédio). Após análise, pelo Departamento de Limpeza Pública, é atendido se naquela rua forem gerados até 600 litros de recicláveis por semana. A resposta sai em 15 dias.
Colocar em frente casa
Depois, o importante é separar os resíduos recicláveis dos resíduos orgânicos (como restos de alimento, frutas e verduras estragadas, fraldas descartáveis), acondicionar bem e colocar para coleta no dia e horário correto, na frente de casa. Nos condomínios, normalmente os moradores contam com recipientes separados para os dois tipos de lixo.
Destinos são diferentes
A separação é necessária porque cada tipo de material vai para um lugar diferente. O material orgânico vai para o Aterro Sanitário; os recicláveis são descarregados e triados corretamente por Associações de Catadores, garantindo seu sustento.
Resíduos perigosos
Os resíduos perigosos, como pilhas, baterias, medicamentos vencidos, lâmpadas fluorescentes, restos de inseticidas, tintas e outros, precisam de um tratamento especial. São entregues para a Coleta do Lixo Tóxico e enviados para o Aterro Industrial.
Mais informações
Telefone: (41)3313-5739
Email: limpezapub@curitiba.pr.gov.br
Saiba detalhes de horário e frequência da Coleta de Lixo Reciclável
Secretaria Municipal do Meio Ambiente