Nesta sexta-feira (28/6), a horta do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) São Braz recebeu uma visita para verificar as instalações e funcionamento do projeto, que se destaca pela acessibilidade para pessoas com deficiência (PCDs). Localizada na Rua Jaçanã, 447, no bairro São Braz, Regional Santa Felicidade, a horta é um exemplo de como políticas públicas podem promover inclusão social e segurança alimentar.
A visita contou com a presença de Junior Ongaro, Vice-presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência, e do secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, que destacaram a importância da horta para a comunidade e para a inclusão das pessoas com deficiência.
Acessibilidade e Inclusão
Com uma área total de 23m² e uma área útil de plantio de 10m², a horta beneficia diretamente cinco pessoas e indiretamente outras dez. Planejada para ser acessível a todos, com caminhos adaptados, canteiros elevados e ferramentas especiais, o espaço permite que pessoas com diferentes tipos de deficiência possam participar ativamente do cultivo e manutenção das plantas. Essas adaptações garantem que todos, independentemente de suas limitações físicas, possam contribuir e se beneficiar da horta.
Durante a visita, Júnior Ongaro destacou a importância da horta acessível. "A implantação da horta acessível aproxima todas as pessoas. Isso é importante porque traz de volta a pessoa com deficiência à vivência junto com a população em geral", afirma.
Luiz Gusi também ressaltou a relevância do projeto. "Este projeto é um marco nas nossas políticas de segurança alimentar e nutricional. Ele demonstra que é possível criar espaços inclusivos que promovem não apenas a alimentação saudável, mas também a integração e a autonomia das pessoas com deficiência. A horta do CRAS São Braz é um exemplo de como podemos avançar em termos de acessibilidade e inclusão", salientou Gusi.
Participaram da visita a diretora dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Denise Moraes; o vereador Pier Petruzziello; o superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Édson Rivelino Pereira; o administrador regional de Santa Felicidade, José Dirceu de Matos; a gerente de Proteção Social Básica da FAS, Rafaela Baumel; a coordenadora do CRAS São Braz, Suzana Borges Recanello; a gerente de relações do trabalho na Regional Santa Felicidade, Juliceia Mara da Silva e Silva; e o chefe do núcleo regional da Segurança Alimentar da CIC, Guilherme Roberto Rodrigues.