Responsável por garantir o crescimento ordenado de Curitiba, a Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) está dando início ao processo coletivo de reestruturação do órgão. A atualização é necessária para adequar o regimento interno da casa às suas novas atribuições, resultantes da automação dos serviços e das novas demandas trazidas pela população. “Queremos estar melhor preparados para as entregas do Plano de Governo e para o futuro”, resume o secretário da área, Almir Bonatto.
Para isso, a partir deste mês, cerca de 30 servidores de quatro departamentos, duas superintendências, uma assessoria técnica e dez núcleos regionais estão participando de oficinas organizadas pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). “A SMU nos procurou. Então montamos uma dinâmica de trabalho que prevê diagnóstico e planejamento-guia”, conta seu diretor de Desenvolvimento Institucional, Juarez Cesar Zanon Júnior.
Os encontros vão até março e são conduzidos pela consultora Rosana Martinez Kanufre. Segundo ela, a necessidade de atualização é natural. “A administração é algo vivo, feito de processos de trabalho onde se manifestam lacunas, que acendem o alerta para a necessidade de realinhamento e mudança de fluxos”, diz Rosana.
A seguir, o trabalho do grupo vai passar por estudos de viabilidade, definição de marco legal e revisão de processos. Só então será submetido ao Imap e à Prefeitura para validação e aplicação.