Servidores e estagiários do Arquivo Público Municipal de Curitiba celebraram, nesta terça-feira (1/7), ao lado do prefeito Eduardo Pimentel, os 21 anos da unidade da Secretaria de Administração e Tecnologia da Informação (Smati). A visita histórica foi a primeira realizada por um prefeito da capital. Responsável pela memória documental da cidade, o Arquivo segue padrões rigorosos exigidos pelas normas arquivísticas válidas no país.
Durante a visita, o prefeito percorreu a unidade de 3,3 mil metros quadrados, viu de perto documentos de valor histórico, conheceu o trabalho das diversas áreas, conversou com os servidores e agradeceu pelo trabalho da equipe formada por 18 servidores e 16 estagiários de áreas como História e Arquitetura.
“Vida longa ao Arquivo Público de Curitiba, com modernização e digitalização cada vez maior. Temos um dos melhores arquivos do País. Temos aqui nossa história preservada”, declarou Eduardo Pimentel, que estava acompanhado do secretário da Smati, Elisandro Frigo.
O prefeito pode ver, dentre os documentos, o item mais antigo, de 1797, o livro do quadro urbano e rural, com os registros do que acontecia na cidade. Os registros têm 228 anos e Curitiba já tinha 104 anos naquele ano. O gerente de Acervo e Pesquisa, Kelton Sabatke, mostrou ainda o Livro de Sepultamento do Cemitério São Francisco de Paulo, de 1883, os primeiros registros de alvarás de comércio, de 1885, e mapas antigos da cidade, de 1951.
“Temos acesso considerável de documentos e materiais que são objeto de pesquisa frequente”, disse Rubens Zampieri, um dos servidores mais antigos da área de gestão documental da Prefeitura de Curitiba. Ele apresentou ao prefeito os locais que antecederam os atuais galpões onde funciona o Arquivo Público.
Antes da implantação do Arquivo, em 2004, cada secretaria era responsável pelos seus documentos. A integração numa única unidade dedicada à preservação da memória documental da cidade foi um passo importante para apoiar as secretarias e órgãos quando precisam de algum material e, por outro lado, para permitir o acesso de todos os interessados.
O arquivo funciona em dois grandes galpões nos quais é feito o armazenamento de todo o material, além da execução de trabalhos técnicos e da parte administrativa. Guarda 80 mil caixas de documentos e 14 mil rolos de microfilmes que contêm leis, decretos, portarias, fotografias, slides, negativos, processos administrativos, tudo o que documenta a história e os processos conduzidos pela Prefeitura em Curitiba ao longo do tempo.
Difusão e preservação
Voltada ao acervo, à pesquisa, à preservação e digitalização dos registros públicos, o Arquivo conta com equipamentos adequados para a crescente digitalização do acervo existente.
A captura de textos ou imagens, de forma integral, possibilita o armazenamento de forma segura, para proteger o original do manuseio físico que, com o tempo, pode levar ao desgaste do documento. Por outro lado, a digitalização facilita o acesso por mais pessoas, de forma remota e simultânea. A digitalização é o instrumento de difusão e de preservação dos registros públicos.
Como solicitar a pesquisa
A estrutura atende a qualquer pessoa interessada em solicitar a pesquisa de alvarás de comércio e construções, plantas arquitetônicas, documentos administrativos, negativos e muito mais. Para solicitar o levantamento, basta entrar em contato com a equipe para receber o conteúdo por e-mail ou, conforme o que foi solicitado, ir pessoalmente para pesquisar no acervo armazenado em microfilmes.
O e-mail é arquivopublico@curitiba.pr.gov.br. O telefone para contato é (41) 3350-8992. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h.
Presenças
Também acompanharam a visita ao Arquivo a superintendente de Administração da Smati, Alessandra Calado de Melo Paluski; a diretora do Departamento de Gestão do Arquivo Público, Karla Martinelli; os gerentes de Preservação e Conservação, Elisângela Frazão Marques, e de Digitalização e Tecnologia, Fábio Adriano Pessine; dentre outros integrantes da Smati.