O sonho da pequena Isadora Helena Lopes, moradora do bairro Boa Vista, era claro e decidido: comemorar seus 6 anos com o tema da Guarda Municipal de Curitiba. Nada de princesas ou personagens de desenhos. “Eu quero a Guarda Municipal”, respondeu a menina à mãe, Daiane Junqueira, quando foi questionada sobre o tema da festa.
A comemoração aconteceu no dia 28 de novembro de 2025 e ganhou um significado ainda mais especial quando a Guarda Municipal participou da celebração, em uma surpresa organizada pelo GM Paulo Roberto dos Santos, com apoio de outros agentes da corporação.
“Disponibilizamos alguns profissionais para celebrarmos juntos com ela a alegria de mais um ano de vida”, relatou o guarda.
Participaram da ação os guardas Sérgio Augusto de Souza, Luci Merilin Ribas da Fonseca, Paulo Roberto dos Santos, Ronaldo Pereira, Fábio Demétrio e Celso de Andrade Correia Pinto.
Uma admiração que começou cedo
Segundo a mãe, Daiane, a admiração de Isadora pela Guarda Municipal começou ainda muito pequena. “Ela não podia ver uma viatura passar que já acenava e queria chegar mais perto”, conta.
Com o início do trabalho da mãe vendendo pães e polvilho em frente ao Clube da Gente do Boa Vista, a convivência com os guardas que fazem a rotina de segurança no local se intensificou. A proximidade virou amizade, conversas frequentes e uma certeza cada vez maior sobre o futuro profissional da menina.
“Ela sempre diz que quer ser guarda municipal. Para ela, a guarda protege as crianças na escola, na rua e não deixa o bandido chegar perto”, afirma a mãe.
Isadora não esperava que os guardas estivessem presentes no aniversário. Quando a equipe chegou com viatura e motos, a reação foi imediata: emoção e alegria.
E a experiência foi completa: Isadora entrou na viatura, tirou fotos, subiu na motocicleta da Guarda e até acionou a sirene.
Quando perguntada sobre o motivo de gostar tanto da Guarda Municipal, Isadora respondeu com simplicidade e convicção: “Porque eles protegem o pessoal na escola, lá no clube”.
Sobre o futuro, a resposta veio firme, repetida mais de uma vez: ela quer ser guarda municipal quando crescer. E já tem uma referência clara. “Quero ser igual a Luci”, afirmou, referindo-se à guarda Luci Merilin Ribas da Fonseca, sua maior inspiração.
Verdadeiros heróis
Para a mãe, o gesto da Guarda Municipal vai muito além de uma surpresa de aniversário. “É muito gratificante ver uma criança tão decidida, com um propósito tão bonito, e encontrar pessoas dispostas a mostrar que é possível. Esses são os verdadeiros heróis que devemos prestigiar como cidadãos”, destaca.
Daiane reforça ainda a importância do trabalho da GM no dia a dia da cidade. “O trabalho da Guarda Municipal é essencial para o desenvolvimento da nossa cidade e para o cuidado com todos que confiam neles sua segurança.”
A comemoração terminou com fotos, sorrisos e a certeza de que Isadora viveu um dia inesquecível e que a Guarda Municipal conquistou mais uma admiradora que sonha, desde já, em vestir a farda e proteger Curitiba.