A Guarda Municipal de Curitiba (GMC, prendeu, no domingo (14/12), quatro suspeitos de furto de fiação de telefonia e de semáforos.
Na manhã de domingo, a GM realizou a prisão de dois homens que furtaram a fiação semafórica na Rua Presidente Kennedy, na altura do cruzamento com a Alferes Poli.
Durante a tarde, outros dois suspeitos foram presos na Rua Desembargador Westphalen, no Centro de Curitiba. A prisão aconteceu após uma denúncia de que dois homens estariam pendurados em um poste, realizando o corte dos cabos.
A equipe da GMC se dirigiu até o local, onde flagrou um dos homens fazendo o corte da fiação, enquanto o outro recolhia o material. Ao avistar os agentes, os dois suspeitos tentaram fugir.
Um dos homens fugiu utilizando uma bicicleta em direção à Rua Visconde de Guarapuava e acabou sendo contido por um pedestre que passava pelo local no momento, e posteriormente detido pelos guardas. Em seguida, a equipe visualizou o segundo homem retornando pela Rua Desembargador Westphalen, onde realizaram a abordagem e a prisão.
Os quatro suspeitos foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná (PCPR), onde permaneceram à disposição da Justiça. Até o mês de novembro, a Guarda Municipal realizou a prisão de mais de 72 suspeitos por furto de cabos.
Operação Cabo Seguro
A Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio do Departamento de Inteligência (DTI), lançou este ano a Operação Cabo Seguro, envolvendo a Guarda Municipal, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Urbanismo, Vigilância Sanitária, Urbs, Copel e empresas de telefonia para coibir os furtos de cabos no município e a receptação desse material. Nas oito fases da operação realizadas esse ano, 44 estabelecimentos que compram e vendem materiais recicláveis e sucatas foram vistoriados, 30 pessoas foram presas, 27 estabelecimentos foram notificados pela Secretaria Municipal de Urbanismo por falta de alvarás e 8 autos de infração foram emitidos.
Para realizar denúncias, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.