Nesta quinta-feira (17/7), a Guarda Municipal de Curitiba (GMC) completa 39 anos. Instituída em 1986, a corporação é reconhecida como uma importante força de segurança em Curitiba, garantindo a proteção da população e a preservação do patrimônio público.
A criação formal aconteceu por meio da Lei nº. 6867/1986, sancionada no dia 17 de julho do mesmo ano. De acordo com o inspetor Adelson Lopes, que fez parte da primeira turma de formação de guardas, em 1988, a corporação surgiu para prestar auxílio às demais forças de segurança, além de atender solicitações da população.
“No início, o trabalho era direcionado para a proteção do patrimônio público, como parques, praças, terminais, edificações da Prefeitura e escolas municipais. Mas, desde aquela época, a população já começava a reconhecer a Guarda Municipal como uma nova força de segurança pública”, contou.
Para a inspetora Cleusa Pereira, coordenadora do Centro de Operações da Guarda Municipal, a GM se destacou pelo trabalho dedicado em ambientes públicos.
“A atuação da Guarda era contínua, principalmente em praças, com escalas exclusivas de patrulhamento preventivo por períodos de até seis horas, garantindo presença constante e maior sensação de segurança. Isso permitiu aproximação entre a GM e os cidadãos”, contou Cleusa, que também participou do primeiro curso de formação de 1988 e foi uma das primeiras 30 mulheres a ingressarem na corporação
Grupos especializados
Com o passar dos anos, a Guarda se fortaleceu e qualificou sua atuação, com cursos e equipamentos modernos, como armamento e dispositivos de segurança e comunicação. No início dos anos 2000, foi criada a Secretaria Municipal de Defesa Social, visando planejar e executar ações na área da segurança pública e também para a Guarda Municipal.
Houve uma mudança significativa na forma como as outras instituições enxergam a corporação, que, no início, era considerada apenas uma instituição voltada à vigilância patrimonial.
Atualmente, a GM realiza ações integradas com outras forças de segurança, possui equipes especializadas, como o Grupo de Operações Especiais (GOE), Grupo de Operações com Cães (GOC), Grupo Tático Motorizado (GTM), e tem contribuído para o fortalecimento e padronização de outras guardas municipais, especialmente no Paraná.
A corporação conta com cerca de 1.400 servidores, que atuam em diversas áreas, incluindo unidades especializadas, como a Patrulha Maria da Penha, que presta auxílio a vítimas de violência doméstica.
Os servidores também trabalham na fiscalização, combate à pichação, proteção ao transporte coletivo, ao meio ambiente e aos animais, patrulhamento escolar, entre outros.
O supervisor Sérgio Roberto Silva Cruz, que está há 37 anos na corporação, já passou por todos os núcleos regionais, além da Defesa Civil, do extinto Pelotão Escolar e da Guarda Verde e também no GOE. Atualmente, está lotado na Muralha Digital, onde relata com orgulho o quanto cresceu profissionalmente junto da corporação.
“Meus filhos cresceram me vendo atuar como guarda municipal e também querem seguir a carreira. São 37 anos de serviço, e, graças a Deus, tenho apenas boas lembranças: das amizades, das experiências, do trabalho realizado, apesar das ocorrências que enfrentamos nesse período. Nunca tive o que reclamar da GM. Missão dada é missão cumprida”, disse Sérgio.
Além do trabalho preventivo, a corporação também desenvolve projetos comunitários e sociais, como o Teatro de Fantoches e a Guarda Municipal Mirim, que são realizados em prol da educação, cultura da paz e formação cidadã de crianças e adolescentes.
Honrando o passado, planejando o futuro
Em 2026, a Guarda Municipal completará 40 anos de história. Segundo o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, a corporação está se preparando para passar por transformações e transições significativas.
“A Guarda Municipal está tendo o primeiro planejamento estratégico da sua história, que estamos construindo agora. Com isso, teremos objetivos muito claros a serem alcançados e avanços em áreas importantes da segurança pública municipal”, afirmou Vianna.
Como parte dessas transformações, será lançado em 2025 o Programa GM 40+, iniciativa que traça metas e diretrizes para os próximos anos da corporação.
“Queremos que o aniversário de 40 anos seja histórico, com conquistas importantes, a realização do concurso público, implantação do planejamento estratégico e promoções dentro da corporação. Tudo isso está sendo preparado para garantir uma comemoração à altura da importância da nossa Guarda”, contou.