Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Segurança e cidadania

Guarda Municipal de Curitiba celebra 39 anos de proteção à cidade

Prefeito em exercício participa de missa para celebrar os 39 anos da Guarda Municipal de Curitiba. Foto: Gilson Abreu/PMC

O prefeito em exercício Paulo Martins participou nesta quinta-feira (17/7), na Igreja da Ordem, da missa de celebração pelos 39 anos da Guarda Municipal de Curitiba, criada em 17 de julho de 1986, pela Lei n.º 6867/1986.

Martins destacou o trabalho desenvolvido pela Guarda Municipal na defesa da cidade, das famílias e dos valores e agradeceu por trabalharem para manter a ordem no município. “É um trabalho diário, no qual eles arriscam suas vidas para o cuidado e a defesa da nossa cidade e da sociedade”, disse. "Eles fazem o trabalho de alfaiates sociais, vão costurando e refazendo nosso tecido social, ligando esses pontos que foram rompidos por quem descumpriu a lei”, afirmou Martins. 

A missa reuniu integrantes da corporação e veteranos que estiveram na primeira turma de formação da GM e ainda atuam na Guarda. Foi um momento para reconhecer e comemorar a história, as conquistas e renovar o compromisso da corporação com a segurança pública e a cidadania. 

Centro Seguro

O secretário de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, ressaltou que a Guarda Municipal tem um papel fundamental e decisivo na questão da segurança no município, principalmente na área central. "A segurança é fator primordial para que todo o resto aconteça, a vida cultural, a ocupação dos imóveis, para que as pessoas voltem a morar e viver no Centro, para que o comércio se desenvolva e funcione bem. E a Guarda está presente e próxima da população, combatendo pequenos delitos que incomodam, furtos, roubos e tráfico de drogas. A GM já tem um espaço atuante no combate à criminalidade e vai continuar realizando esse trabalho para devolver o Centro às famílias”, afirmou Vianna. 

O inspetor Ayrton Sebastião Machado, coordenador do núcleo da Guarda na Regional Santa Felicidade, fez parte da primeira turma da corporação.  “A gente começou com 110 guardas e hoje somos cerca de 1.400. A Guarda representa tudo o que eu tenho, eu construí a minha vida e a família com a ajuda da corporação. Esses guardas fazem parte da minha existência”, contou emocionado.

Presenças

Participaram da missa o secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto, o presidente do Instituto Municipal de Turismo, Rodrigo Swinka, o diretor do Centro de Formação da Guarda Municipal, Gilberto de Oliveira, o assessor do comandante da GM, inspetor Wagnelson de Oliveira, o deputado estadual Mauro Moraes e os vereadores Serginho do Posto, líder do governo na Câmara Municipal, Bruno Rossi, Sidnei Toaldo, Beto Moraes e Olimpio Araujo Junior.

Culto de Ação de Graças 

Na quarta-feira (16/7) um culto de Ação de Graças pelos 39 anos da Guarda Municipal de Curitiba foi realizado na 2ª Igreja do Evangelho Quadrangular, no Hauer, e reuniu membros da corporação, autoridades, servidores e comunidade. O culto simbolizou também a renovação e o empenho para os desafios futuros com o propósito de combater o avanço da criminalidade e servir o cidadão.