Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Nova profissão

Formandos do curso de cuidador do idoso da Feas já estão no mercado de trabalho

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) celebrou a formatura da 2ª turma do curso de Cuidador da Pessoa Idosa. Das 29 formandas, 14 já estão atuando na área. Curitiba, 04/09/2025. Foto: Hully Paiva/SECOM

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) realizou, na noite dessa quinta-feira (4/9), a formatura da segunda turma do curso de Cuidador da Pessoa Idosa. Dos 29 formandos, 14 já estão trabalhando como cuidadores. A cerimônia de conclusão do curso ocorreu no auditório do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh) da Feas, no Pinheirinho.

A secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, parabenizou as formandas, destacando que elas escolheram a maior das missões, que é a do cuidado.

'A parte técnica não tenho dúvida que vocês aprenderam com excelência e sei que vocês saem daqui com este olhar de cuidado, de carinho e amor”, declarou.


Etapa cumprida


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


A formatura foi um momento de muita emoção para os alunos, profissionais de saúde e famílias. Uma das formandas, Angelita Boesing, exibia orgulhosa o anel de formatura, presente do marido, que a acompanhou na festa. Indicada pelo Conselho Municipal de Saúde para uma das vagas gratuitas, Angelita aproveitou o conhecimento recebido e passou a trabalhar como cuidadora já no terceiro mês de aulas.

“Iniciei o curso no dia 18 de fevereiro e já no dia 15 de maio comecei a trabalhar cuidando de uma idosa de 94 anos no período noturno”, revelou Angelita. “Toda pessoa pode vir a cuidar de alguém, mas o curso me deu conhecimento para saber lidar com situações do envelhecimento e eu tive professores maravilhosos aqui”, declarou a formanda.

Família orgulhosa


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Antes da cerimônia, a família de Josielma Aparecida dos Santos Câmara fez questão de registrar a conquista. O esposo, três filhos, pai, mãe e sogra acompanharam a formanda de 38 anos que já atua como cuidadora há dois meses. “Estou encantada com minha nova profissão”, declarou.

Profissão começou com a família


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


Muitos dos que buscaram a formação tiveram como incentivo a necessidade de cuidar de familiares. Foi o caso de Maristela Murara Tomazi, de 48 anos, anteriormente auxiliar contábil que precisou cuidar de uma prima de seu pai e buscou o curso para se especializar na função.

“Eu agora mudei de profissão e trabalho com mais segurança depois do curso. Destaco o acolhimento que tive da coordenadora e de todos os professores que trouxeram conhecimentos muito relevantes para a prática do cuidado”, disse Maristela.


No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
Imagem


A assistente administrativa Brenda Arruda Pinheiro, do setor de Gestão de Pessoas da Feas, buscou o curso para cuidar do avô de 87 anos, em cuidados paliativos devido a câncer e falência renal.

Com formação técnica em enfermagem, ela destacou as aulas práticas como parte fundamental do aprendizado. “Durante a busca por alguém que pudesse me ajudar, percebi a dificuldade de encontrar profissionais preparados para oferecer um cuidado adequado”, disse.

Para ela, as aulas práticas foram o diferencial. Pensando na realidade do cuidado do avô, ela recorda que as aulas de cuidados paliativos foram transformadoras. “Me marcou profundamente, me fez refletir sobre a vida, sobre o tempo e sobre a forma como lidamos com o fim da existência”, analisou.

Estrutura do curso

O curso, voltado à comunidade, é estruturado em seis módulos, com carga horária de 180 horas. A formação aborda temas como nutrição, higiene, cuidados paliativos, manejo de idosos com demência, sinais vitais e primeiros socorros.

As aulas são ministradas por profissionais da saúde com formação em geriatria e gerontologia, entre eles médicos, enfermeiros, fonoaudiólogos, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas e cirurgião-dentista.

As atividades práticas foram realizadas no Cecadeh, com o uso de simuladores e equipamentos utilizados nos serviços de saúde. “Adquirimos um simulador, um boneco realístico com características de pessoa idosa, para aprimorar a vivência dos alunos”, explicou Eva Kendrick, gerente de Desenvolvimento Humano.

As visitas técnicas incluíram o Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns e o Hospital do Bairro Novo.

Do total de matriculados, 12 fizeram o curso sem custos, como contrapartida da Feas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, profissionais da Fundação, voluntários do Hospital do Idoso e indicados pelo Conselho Municipal de Saúde. Além desses, o curso foi aberto à população em geral.

Conteúdo atualizado

Na segunda turma, a ementa do curso foi atualizada com a inclusão de aulas sobre saúde mental do cuidador e sobre soft skills, relacionadas a comunicação, empatia e inteligência emocional.

Segundo a coordenadora e professora Camilla Ferreira de Lima, também houve ajustes na parte prática. “As aulas práticas foram subdivididas para ampliar a carga horária dos temas diretamente ligados à rotina do cuidador”, afirmou.

Foram adicionados conteúdos sobre higiene, cuidados com a pele e administração de medicamentos. Camilla destacou ainda uma atividade de simulação de situações de urgência e emergência em domicílio, com quatro cenários fictícios.

“Foi uma atividade que gerou participação dos alunos, permitindo revisão de conteúdos e esclarecimento de dúvidas”, relatou.

Nova turma

A Fundação já organiza a terceira turma do Curso de Cuidador da Pessoa Idosa para 2026. As regras e o prazo de inscrições serão divulgados até o final de 2025.

Presenças

Também participaram da cerimônia de formatura o diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz; a deputada estadual Márcia Huçulak; a presidente da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia do Paraná, Uiara Raiana Vargas de Castro Oliveira Ribeiro; a diretora executiva do Hospital Municipal do Idoso, Cristiane  Uyeno; a segunda secretária do Conselho Municipal de Saúde, Malu Gomes, além de professores do curso, servidores da SMS e da Feas.