Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Fim de semana

Festividades de Páscoa e aniversário de Curitiba atraíram mais de 80 mil pessoas

As atividades culturais relacionadas à Páscoa e ao aniversário de Curitiba levaram mais de 80 mil pessoas às ruas no último fim de semana, no centro e nos bairros da cidade. Foto: Gabriel Rosa/SMCS

As atividades culturais relacionadas à Páscoa e ao aniversário de Curitiba levaram mais de 80 mil pessoas às ruas no último fim de semana, no centro e nos bairros da cidade. O ponto alto da programação foi o show dos 323 anos de Curitiba, domingo, no Parque Barigui, com um público de mais de 35 mil pessoas. A Pedreira Paulo Leminski também lotou na sexta-feira, com a encenação da Paixão de Cristo pelo Grupo Lanteri. O espetáculo foi assistido por mais de 18 mil pessoas.

“Um dia de sol maravilhoso neste domingo de Páscoa abençoado. Isso nos faz reafirmar o amor e o orgulho de todos os nascidos em Curitiba ou que escolheram a cidade para morar. Que festa linda! Feliz aniversário, Curitiba”, celebrou o prefeito Gustavo Fruet.

O feriado de Sexta-feira Santa foi marcado por várias encenações da Paixão de Cristo. Além do espetáculo do Grupo Lanteri, que é montado há 38 anos, mobilizando 1.200 atores, figurantes e técnicos, outras produções teatrais nos bairros reviveram as cenas da crucificação e ressurreição de Jesus. Grupos teatrais do Abranches, Bairro Alto, Sítio Cercado, Pinheirinho e Boqueirão também atraíram grande público, num total estimado em 20 mil pessoas. Aproximadamente 10 mil espectadores assistiram ao espetáculo na Rua da Cidadania do Bairro Novo, apresentado pelo Grupo Teatral Arte e Vida.

As festividades das comunidades polonesa e ucraniana marcaram o Sábado de Aleluia, atraindo público para o Bosque do Papa e o Parque Tingui. Muitas famílias participaram da benção dos alimentos, cerimônia que antecede o domingo de Páscoa segundo a tradição dos povos eslavos. Adultos e crianças carregaram cestas com pães e outros alimentos para serem benzidos. A festividade, uma das mais tradicionais em Curitiba, atraiu também muitos turistas, já que além da benção, os parques tiveram festa durante todo o dia, com apresentação de grupos folclóricos e venda de artesanato e produtos típicos.

Festa de aniversário

Para encerrar o feriadão, a Prefeitura organizou a festa adiantada de aniversário de Curitiba, que nesta terça-feira comemora 323 anos. Com o domingo ensolarado e muitas atrações, a população se dirigiu ao Parque Barigui para experimentar o bolo gigante e assistir aos shows musicais. O bolo de 600 quilos, 40 metros quadrados e sete andares foi oferecido pelo Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria no Estado do Paraná. Trinta e quatro voluntários montaram e decoraram o bolo. Foram utilizados 120 quilos de farinha, 2.800 ovos, 100 quilos de açúcar e 140 litros de chantilly, entre outros ingredientes.

O público festejou os 323 anos da cidade ao som de Alceu Valença e Elba Ramalho, acompanhados da Orquestra Sinfônica Arte Viva. O concerto gratuito, sob a regência do maestro Amilson Godoy, fez parte da série “Rede Sinfônica”. O palco montado ao lado do Salão de Atos do parque teve também como atrações a Orquestra À Base de Corda e a Big Time Orchestra.

"Foi um feriado em que a população pode celebrar, por toda a cidade, de forma gratuita, belíssimas manifestações de Páscoa. Também pode comemorar, num show inclusivo, com artistas de alto nível, o aniversário da cidade. E tudo foi ofertado através de parcerias e patrocínio, o que possibilita realizarmos muito com baixo investimento de recursos públicos", enfatiza o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marcos Cordiolli.