Profissionais da Proteção Social Especial se reuniram nesta sexta-feira (3/10), no IV Encontro de Creas, promovido pela Fundação de Ação Social (FAS), para compartilhar vivências e fortalecer os serviços prestados às famílias em vulnerabilidade.
Os Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) atendem pessoas que tiveram direitos violados. Seus principais serviços são o Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (Paefi); Abordagem Social, e de Proteção Social a Adolescentes em Cumprimento de Medida Socioeducativa de Liberdade Assistida e Prestação de Serviços à Comunidade.
O diretor de Proteção Social Especial da FAS, Jefferson Portugal Marchiorato, destacou a importância da retomada do encontro, que teve início em 2015 e ficou paralisado nos últimos anos. “Esse encontro é importante tecnicamente para nossos serviços, equipamentos e profissionais. Vocês são verdadeiros pilares da proteção e do cuidado, que com dedicação diária transformam vidas e reafirmam a importância do nosso trabalho”, afirmou.
Ele ressaltou ainda que a habilidade técnica de cada profissional dos Creas fortalece o atendimento e dá sentido à missão da FAS, que é a de proteger quem mais precisa.
A superintendente executiva da FAS, Melissa Cristina Alves, também destacou a importância do encontro, ao unir conteúdos técnicos e reflexões sobre o dia a dia das equipes. “É um tempo de investimento no nosso exercício profissional, naquilo que temos o dever de entregar para a população todos os dias”, disse.
Reflexão e aprendizado
O encontro contou com palestras voltadas ao desenvolvimento pessoal e ao aprimoramento do atendimento ao cidadão. A professora e doutora em Educação Dulce Ruf Bais, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), falou sobre autoconhecimento e relacionamento interpessoal. “O cuidado com as pessoas começa pelo investimento no conhecimento de si mesmo”, disse.
Já Carolina Parolin abordou a importância da comunicação e da empatia no atendimento ao cidadão. Segundo ela, tudo está relacionado com a forma como a pessoa se comunica e como o outro a percebe e sente.
Para a coordenadora do Creas Boqueirão, Rafaela Amboni Belina, encontros como este contribuem para renovar conhecimentos e fortalecer o trabalho coletivo. “Às vezes temos uma demanda complicada, mas vemos que ela é uma realidade de todos. Compartilhamos angústias, aprendemos juntos e isso fortalece nossa atuação”, avaliou.