Teve início nesta segunda-feira (18/9), em Curitiba, o atendimento às famílias beneficiárias de programas sociais do governo federal que têm direito a receber kits gratuitos com antena e conversores com controles remotos para o acesso à TV digital. O cadastramento é feito nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) nas regionais CIC, Bairro Novo e Cajuru e, ao longo da semana, se estenderá para outros Cras da cidade.
O atendimento é feito por promotores da Seja Digital, instituição criada por determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para garantir o acesso da população à TV digital. A ação vem sendo realizada em todo o País desde 2015 e chegou agora aos estados da Região Sul. Em Curitiba, o sinal analógico será completamente desligado a partir de 31 de janeiro de 2018.
A Prefeitura de Curitiba firmou uma parceria com a Seja Digital para facilitar o acesso da população beneficiada. O prefeito Rafael Greca se reuniu com o presidente da entidade, no último dia 25, e colocou os equipamentos municipais à disposição para que a população seja informada sobre o benefício.
Simone Alibosek, coordenadora de gestão de benefícios da Fundação de Ação Social (FAS), gestora da política de assistência social no município, explica que Curitiba tem a expectativa de atender 112 mil famílias beneficiárias de programas sociais, as quais têm direito a receber o kit digital.
“Entendemos que os Cras são os locais mais adequados para o cadastramento das pessoas que se enquadram no benefício do kit gratuito, pois elas já são atendidas nessas unidades”, explicou Simone. Curitiba tem 45 Cras, espaços responsáveis pelo atendimento às pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, uma das maiores redes do país.
Cadastramento
A lista de beneficiários que têm direito a receber o kit gratuito é definida a partir de dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Ministério do Desenvolvimento Social. Para se cadastrar o beneficiário deve apresentar o Número de Identificação Social (NIS) e solicitar o kit. Como acontece no restante do país, a entrega do material será feita pelos Correios, que também integra a ação da Seja Digital e fará ainda a orientação para instalação.
Beneficiários podem fazer também fazer o cadastramento para solicitar o kit pelo telefone 147, a ligação é gratuita, ou pelo site www.sejadigital.com.br. Mais informações podem ser obtidas também pelo email atendimento@sejadigital.com.br