Texto: Maria Duarte
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
Preocupados com o desperdício de alimentos nas refeições da Escola Municipal CEI Augusto César Sandino (Santa Cândida), os Jornalistas Mirins da unidade desenvolveram o projeto Desperdiçômetro, para reduzir o volume de comida que ia parar no lixo.
O desperdiçômetro é um quadro no refeitório, onde ficam anotadas diariamente as quantidades que vão para a lixeira após cada refeição (como almoço ou lanche). Quando o volume aumenta, os estudantes já emitem um alerta para a escola.
A proposta está dando certo: dos 70 quilos de alimentos que iam para a lixeira da escola a cada semana, hoje o volume é de menos de 25 quilos, considerando a alimentação dos 543 estudantes matriculados.
Os alunos perceberam que muita coisa ia para o lixo – restos de arroz, cascas de pão, verduras – e decidiram conscientizar os colegas. Passaram a monitorar o que era jogado fora e estipular metas de redução.
“Pesamos o que sobrava e decidimos dar recompensas quando as metas fossem cumpridas. Por exemplo, fizemos um dia da fantasia e premiamos as melhores, todo mundo gostou e se divertiu”, conta Santiago Félix Barbosa, do 4º ano do Ensino Fundamental.
Dedicados
Laura Helena Gonçalves de Oliveira (4º ano) explica que toda a comunidade escolar aprendeu a prestar atenção e a evitar as sobras. “O quadro fica exposto para que todos possam acompanhar”, frisa a menina.
Também participam do projeto os estudantes Antonella Valentina Vallinotte Moura, Brian Fontana Silva, Pierre Ribeiro de Araujo, Arthur de Lima e Luane Ferreira Garcia. “Com este projeto ajudamos nossa escola e ajudamos o mundo”, afirma Antonella.
“Com os Jornalistas Mirins a gente aprende coisas diferentes”, diz Brian.
OUÇA AQUI
Estudante Brian Silva
A professora Aline de Fátima Martins relata que, com os Jornalistas Mirins, os alunos melhoram o desempenho na escrita e aprendem a pesquisar. “Eles se envolvem com o tema, neste caso dos alimentos eles se dedicaram bastante”, conta a professora.
Jornalistas Mirins
Os alunos da rede municipal de ensino de Curitiba contam com diversas atividades pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento da comunicação, trabalho em equipe e produção de textos. Os principais projetos que atendem a esse fim são o Jornalistas Mirins e a Rádio Escola. Atualmente, 104 escolas estão no projeto.
Com o Jornalistas Mirins, os estudantes simulam o funcionamento de uma redação jornalística, atuando como repórteres, cinegrafistas ou editores, sempre com a orientação de um professor. Eles fazem a cobertura de eventos escolares, entrevistas e editam o material que produzem.
A Rádio Escola tem como base a produção radiofônica no ambiente escolar, colaborando na formação de crianças mais atentas e críticas.
O secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, destaca que essas ações são muito importantes.
“Não apenas descobrir jovens talentos, mas desenvolver em cada um habilidades de comunicação e produção textual que farão muita diferença na vida profissional, independente da carreira que escolham”, pontua o secretário.
CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o projeto.