O Espaço Cidadão, que fica dentro das Ruas da Cidadania de Curitiba, funciona como uma central de informações à população. Administrado pela Secretaria do Governo Municipal, as equipes de servidores informam e orientam o público sobre todos os serviços prestados pela Prefeitura de Curitiba, inclusive os eletrônicos. A capital conta com sete desses espaços, espalhados pelas 10 regionais. O atendimento é telefônico e presencial.
No Espaço Cidadão também é possível pedir auxílio na navegação de portais como o e-Cidadão (o cadastro único da Prefeitura) e no registro de solicitações pela Central de Atendimento 156. Quem visita a Rua da Cidadania mais próxima já é direcionado à localização dos Núcleos Regionais das secretarias e os serviços oferecidos. De acordo com a demanda, os atendimentos também informam sobre documentos necessários e protocolam processos administrativos físicos e pela internet.
“O Espaço Cidadão é um espaço de acolhida ao cidadão, que se compromete a ouvir com atenção e responder às dúvidas dos moradores, possibilidades de atendimento, assim como encaminhar, direcionar o cidadão ao Núcleo responsável pelo serviço solicitado. A prioridade é recepcionar, identificar e agilizar o atendimento”, afirma o coordenador geral do Espaço Cidadão, Leandro Fischer.
De nova cara
O Espaço Cidadão da Rua da Cidadania do Pinheirinho é o primeiro a receber a nova identidade visual das Ruas da Cidadania, com novos banners de identificação e adesivos de araucárias nos vidros das portas. Uma das frequentadoras deste Espaço Cidadão é a moradora Ema Teresinha Calixto, de 71 anos, que considera a repaginação do espaço um sinal de cuidado com o conforto do cidadão.
Para ela, os espaços são bastante acessíveis. “Eu sempre venho quando preciso de orientações, ou saber sobre os documentos que preciso para acessar um serviço de saúde, por exemplo. Hoje eu vim para saber sobre os horários da aula de ginástica que eu faço aqui na Rua da Cidadania”, explica.
Serviço: Espaço Cidadão
Os espaços já funcionam em sete Ruas da Cidadania; em três delas, Boqueirão, CIC e Bairro Novo, estas ações cabem aos servidores das Administrações Regionais. Além desses, também há um espaço que funciona no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura, no Centro Cívico. Confira aqui os telefones e endereços.