Ir para o conteúdo
Legado

Escultura que homenageia Jaime Lerner será inaugurada em março para celebrar aniversário de Curitiba

Prefeito Eduardo Pimentel conhece a escultura do ex-governador Jaime Lerner, feita pelo escultor Elvo Benito Damo. Curitiba, 08/12/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, acompanhou, no final da tarde desta quarta-feira (10/12), o andamento dos trabalhos de criação da escultura que vai homenagear Jaime Lerner, que deve ser colocada no calçadão da Rua XV de Novembro em março de 2026.  

“No aniversário de 333 anos de Curitiba teremos Jaime Lerner sentado na Rua XV para a eternidade. É a homenagem da cidade para o arquiteto, ex-prefeito, ex-governador, que deixou um legado histórico para Curitiba”, disse Pimentel. 

O prefeito acompanhou os trabalhos do artista Elvo Benito Damo, no seu ateliê, no bairro Barreirinha. A estátua, em bronze, mostrará o ex-prefeito com um lápis e um caderno de anotações aberto, que exibirá uma de suas famosas frases em relevo: “Quem cria, nasce todo dia”. A escultura, que pesará cerca de 200 quilos, mostrará Jaime Lerner sentado em um banco toinoinoin, design assinado por ele, na cor vermelha. “A intenção é enviar o material para fundição nos próximos meses para que a escultura possa ser exibida em março do próximo ano”, disse o artista plástico Elvo Damo. 

O prefeito Eduardo Pimentel, que estava acompanhado do presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior, ressaltou a importância de Jaime Lerner por sua visão sobre as cidades e inovação, com a criação de projetos reconhecidos mundialmente.  A Rua XV de Novembro, criada por Lerner, por exemplo, foi o primeiro calçadão exclusivo para pedestres do Brasil. 

Andrea Lerner, filha do ex-prefeito, acompanhou a visita e deu sugestões para o artista. “É muito emocionante ver a escultura surgindo. O sorriso está igual ao do meu pai”, disse ela. Gerson Guelmann, conselheiro do Instituto Jaime Lerner, também enalteceu a iniciativa de homenagear o arquiteto e urbanista, que morreu em 2021. “Trabalhei 20 anos com o Jaime Lerner. É muito gratificante estar aqui hoje. Se estivesse vivo, Jaime faria 88 anos em dezembro”. Também participaram da visita o publicitário e artista visual Marcos Bento e o diretor administrativo e financeiro da Fundação Cultural, Cristiano Morrissy. 

Em julho desse ano, o prefeito participou do lançamento do Parque Jaime Lerner, complexo formado pela Ópera de Arame, Pedreira Paulo Leminski e Rua da Música, conexão que une os dois espaços culturais da cidade e será mais um atrativo de Curitiba.