Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Educação

Escolas recebem materiais para projetos de arte, cultura, esporte e lazer

Entrega de material esportivo na escola Maringá. Curitiba, 06/05/2016 - Foto: Everson Bressan/SMCS

Escolas da rede municipal de ensino de Curitiba podem contar com um novo projeto pedagógico para ser desenvolvido como atividade de contraturno escolar. É o projeto de Futsal, lançado na tarde desta sexta-feira (6) na Escola Municipal Maringá, Pinheirinho. A cerimônia serviu também para a entrega de centenas de materiais esportivos e culturais específicos para as escolas que desenvolvem projetos nas áreas de arte, cultura, esporte e lazer.

Com o lançamento do Projeto de Futsal, a Secretaria Municipal da Educação pretende agregar as ações já existentes nas escolas, aproveitando os benefícios deste esporte. Em 2015, foi realizado o curso "Futsal escolar", direcionado aos professores de Educação Física, que teve como enfoque o ensino do futsal por meio do jogo, motivando o praticante a solucionar situações características deste esporte. Neste ano, são dez escolas participantes, ofertando aproximadamente 300 vagas aos estudantes municipais.

A entrega dos kits busca pro­mover e di­fundir o protagonismo e a descoberta de talentos entre os estudantes, in­cen­ti­vando as prá­ticas e a in­clusão so­cial em es­colas da rede. Entre os materiais entregues às unidades estão bolas, jogos de xadrez, kits slackline, raquetes, rede de vôlei, luvas de boxe, apitos, lápis de cor, papel, telas para pintura, cadernos e caixas organizadoras. Cada escola recebeu os materais conforme os projetos que desenvolvem.

Também foram repassados materiais que são usados nas atividades do programa Comunidade Escola que acontecem nos fins de semana em 58 unidades, com oferta gratuita de atividades para pessoas de todas as idades. A programação envolve esporte, lazer e recreação, educação e cidadania, cultura, saúde e geração de renda.

“A ideia é dar total con­dição para que o es­porte, a arte e a cultura estejam integrados ao cur­rí­culo da es­cola de maneira a garantir a qualidade das práticas ofertadas aos estudantes. O objetivo é promover a formação integral do ser humano e nessa perspectiva desenvolver ações voltadas ao processo de ensino-aprendizagem, por meio da ampliação do tempo, do acesso a diferentes experiências e ambientes educativos”, disse a secretária municipal da Educação, Roberlayne Borges Roballo.

Além da entrega dos materiais, a Secretaria Municipal da Educação, por meio da Coordenação de Educação Integrada (Cedin) promove a formação continuada dos profissionais para o desenvolvimento de projetos, participação das escolas em jogos, torneios e campeonatos e atividades culturais. A Cedin é responsável pelos projetos educacionais desenvolvidos nas escolas municipais nas áreas de arte e cultura; esporte e lazer; direitos humanos e cidadania; meio ambiente e sustentabilidade; saúde, alimentação e prevenção e tecnologia e comunicação.

“Atualmente estamos com 60 modalidades, totalizando 800 projetos educacionais nas escolas da rede municipal de ensino como estratégia para melhorar a qualidade de ensino”, afirma a coordenadora da Cedin, Elianes Butenas.

“Temos um excelente trabalho com música feito por dois professores especialistas e os novos materiais darão ainda mais qualidade ao que é ensinado aos nossos estudantes”, festejou a diretora da escola Municipal Pedro Dalabona, em Santa felicidade, Cleversi Arissa.

Na Escola Municipal Maria Ienkot Zeglin, no Tatuquara, os estudantes participam do projeto de atletismo que é oferecido como estratégia para ampliar as possiblidades de ensino e garantir maior permanência deles na escola. “Estamos radiantes, pois os materiais são específicos para atletismo e nos permitirá explorar ainda mais o potencial dos nossos estudantes, que têm se destacado em diferentes competições pela cidade”, disse a diretora Adriana Bochnia, que recebeu os materiais junto com o coordenador da escola, e responsável  pela implantação o projeto de atletismo, Diego Campos.

Para a criançada, os materiais novos são um convite a aulas ainda mais animandas. A estudante da Escola Municipal Maringá, Amanda Rosa, de 10 anos, adorou o kit de bolas, apitos, cones e outros elementos recebidos para o projeto de futsal, uma das dez unidades onde ele foi implantado. “Eu adoro esporte, que me alegra e me faz cuidar da saúde. Adorei ter futsal na minha escola”, disse Amanda.

A cerimônia de abertura do evento foi realizada com uma apresentação de dança contemporânea, organizada pela professora Veridiana Dallarmi. Além do projeto de futsal, a escola também desenvolve projetos de dança, judô, xadrez, fanfarra e jornal eletrônico extra, extra!.

Estiveram presentes o administrador da Regional Pinheirinho, Marcos Aurélio Bonato e o vereador Pedro Paulo.

Projetos esportivos

O futsal é desenvolvido como projeto em dez escolas envolvendo aproximadamente 600 estudantes. Outros projetos nas áreas esportivas da rede de educação são como voleibol, atletismo, tênis, xadrez, handebol, basquetebol, badminton, beisebol, capoeira, lutas, rugby e ginástica.

No total, são desenvolvidos 800 projetos educacionais nas escolas envolvendo também as áreas de música, teatro, dança, artes visuais entre outras. Os projetos proporcionam aos estudantes a vivência de uma modalidade esportiva ou cultural com adaptações respeitando faixa etária e também oferecem possibilidades dos estudantes participarem de festivais e torneios.

O principal objetivo não é formar atletas, mas garantir o desenvolvimento integral do estudante. Porém, iniciativas de muitos dos projetos têm feito a diferença e de forma natural revelando novos talentos do esporte ou nas artes, ou mesmo servido como incentivo para os estudantes conhecerem, ou seguirem uma carreira profissional voltada à educação física e esportes.