Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Alimentação de qualidade

Escolas e CMEIs de Curitiba têm cardápios especiais para restrições alimentares

Alimentação de qualidade: rede de ensino de Curitiba atende necessidades alimentares especiais dos estudantes. Curitiba, 02/09/2025. Foto: Luiz Costa/SME

Entre as cerca de 300 mil refeições servidas diariamente nas unidades educacionais da rede municipal de ensino de Curitiba, 2,1 mil são cardápios especiais preparados para crianças e estudantes com diabetes, doença celíaca, intolerância à lactose, vegetarianos, restrições por motivos religiosos, seletividade alimentar, intolerâncias e alergias a algum tipo de ingrediente.

Uma das unidades da rede pública com maior número de dietas especiais é a Escola Municipal CEI Ulysses Silveira Guimarães, no bairro Abranches. Entre os mais de 500 estudantes, são 22 dietas específicas para casos de alergia ao leite, ao glúten, seletividade alimentar, ovolactovegetarianos.

Para manter a saúde, a estudante Sophia Vasconcelos da Hora recebe cardápios hipoglicídicos (com redução de carboidratos) e hipolipídicos (menos gorduras). As refeições dela são embaladas separadamente. “É gostoso, a minha comida é feita só para mim”, diz Sophia.

Segundo o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, a alimentação tem um papel fundamental na saúde, no aprendizado e no desenvolvimento das crianças.

“Nossas nutricionistas acompanham todo o processo para o fornecimento dos cardápios e a secretaria também oferta formações periódicas para os envolvidos”, afirma o secretário.

Os cardápios ficam disponíveis no site da SME e são elaborados pelas nutricionistas e preparados por empresas terceirizadas, que fazem a entrega dos alimentos diariamente nas unidades educacionais.

Acompanhamento diário

Para garantir a qualidade, a Gerência de Alimentação coordena o acompanhamento técnico diário de cada unidade, com apoio dos Núcleos Regionais da Educação. 

Cada unidade educacional tem quatro profissionais previamente cadastrados para atestar a quantidade e qualidade dos alimentos.

O número de refeições diárias varia conforme a idade da criança e se ela está no período integral ou no regular. Crianças pequenas comem mais vezes ao dia no CMEI, por exemplo, já um estudante do Fundamental na escola regular (meio período) se alimenta uma vez ao dia na escola.

Nos CMEIs são oferecidas de quatro a cinco refeições diárias (café da manhã, colação, almoço, lanche e jantar).

Algumas crianças ainda mamam, então há lactários nos CMEIs. As mães podem utilizar o espaço do Mama Nenê ou deixar o leite. 

Já os estudantes que permanecem em tempo regular nas unidades recebem uma refeição diária. E quem está no ensino integral recebe três refeições por dia.

Como solicitar

As famílias precisam informar a escola sobre a necessidade específica dos filhos, para que a equipe técnica da Secretaria Municipal da Educação possa providenciar o envio de alimentação diferenciada.

Com base nas nos documentos preenchidos pelas famílias e pelo médico (com carimbo do médico e CID, em caso de patologia), a Gerência de Alimentação da SME elabora os cardápios individualmente e encaminha para as empresas que fornecem alimentação diária às escolas, unidades integrais, Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Atendimento Educacional Especializado (CMAEEs).

Todos os cardápios das unidades da rede pública curitibana podem ser acessados no site da Educação, na opção “cardápios”.