O Centro de Eventos Imap Barigui recebeu nesta sexta-feira (30/1) o 3º encontro de Integração da Jornada Colabora.cwb. O evento reúne servidores das secretarias e dos órgãos da Prefeitura de Curitiba e busca o fortalecimento da comunicação interna, do trabalho colaborativo e da integração entre equipes.
Realizado pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), o Colabora.cwb é considerado atualmente um dos principais programas de desenvolvimento de lideranças da gestão municipal. A iniciativa, lançada pelo prefeito Eduardo Pimentel em setembro de 2025, envolve secretários, superintendentes, diretores, chefes de núcleo e agentes de conexão em trilhas formativas presenciais e on-line.
“A ideia é que possamos ir refinando o que já fazemos no dia a dia. Temos encontros e Câmaras de Governança para trabalharmos em alguns desafios e darmos mais um passo em promover ações que valorizem a cultura do diálogo e do cuidado com as pessoas”, disse a presidente do Imap, Beatriz Battistella, ao abrir o encontro.
Bate-papo com secretários
A manhã começou com um bate-papo com a presidente do Imap e o secretário do Governo Municipal, Marcelo Fachinello, que foram entrevistados pelo secretário da Comunicação, Marc Sousa. Beatriz e Fachinello puderam compartilhar seu histórico profissional, desafios de gestão, assim como aspectos da vida pessoal.
"Tivemos um primeiro ano de gestão com muito trabalho. Agora, temos mais três pela frente, com muitas realizações e pé no chão. E sem os servidores nada acontece. Se nós secretários temos a possibilidade de realizar, é porque temos pessoas que nos dão essa base e realizam também”, disse o secretário do Governo.
Depois do bate-papo com os secretários, os participantes assistiram à nova palestra da professora de neurociência e inteligência emocional da Universidade de São Paulo (USP) Aline Castro. Desta vez, ela abordou o tema “Liderar em um mundo em mudança: neurociência e inteligência emocional como estratégia”, no qual falou sobre as emoções básicas, perfil de pessoas e autogestão de sentimentos.
Para o supervisor do departamento de Referência Legislativa, Luciano Ribas Machado, o projeto tem auxiliado bastante no dia a dia.
“Acredito que todos precisam buscar sempre aprimorar e qualificar a gestão e o exercício da liderança. O Colabora vem de encontro com isso”, disse ele, que participa desde o início do projeto.
Colabora.cwb
O Colabora.cwb trabalha o desenvolvimento da liderança de secretários, administradores regionais, superintendentes, diretores, assessores, chefes de núcleo, supervisores e agentes de conexão.
A iniciativa atua em trilhas para criar experiências de aprendizagem, como a Jornada Co.labora (palestras e bate-papos com convidados especiais ou secretários e encontros de integração) e o Colab.Ação (encontros on-line com grupos de direção e agentes de conexão). São trilhas que envolvem a implantação de metodologia de caráter inovador, mobilizador e participativo.