Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Reforma Tributária

Empresas do Simples de Curitiba já emitiram cerca de 658 mil notas pelo Emissor Nacional

Empresas do Simples de Curitiba já emitiram cerca de 658 mil notas pelo Emissor Nacional. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

As empresas optantes pelo Simples Nacional em Curitiba já emitiram cerca de 658 mil notas (média de 43,9 mil por dia) pelo Emissor Nacional, desde 1 de novembro, quando deixou de ser utilizada a plataforma do município.

A mudança faz parte do processo de padronização nacional dos documentos fiscais, decorrente da Reforma Tributária, que substituirá o ISS (municipal) e o ICMS (estadual) pelo Imposto sobre Bens e Serviços (IBS).

Segundo o secretário municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, Vitor Puppi, a mudança traz mais eficiência à gestão tributária. “A adesão ao Emissor Nacional padroniza e melhora a qualidade das informações, racionalizando os custos governamentais e gerando maior eficiência na atividade fiscal”, afirma Puppi.

Cronograma da mudança

O diretor de Rendas Mobiliárias da secretaria, Manuel Fanego, lembra que a migração está sendo feita de forma gradual e por grupos. A partir de 1º de outubro foram as Sociedades de Profissionais enquadradas no ISS Fixo; a partir de 1º de novembro foram as microempresas e empresas de pequeno porte. A próxima etapa é em 1º de janeiro do próximo ano todos os prestadores de serviços de Curitiba terão que ter migrado para o Emissor Nacional. 

Desde 2023, os Microempreendedores Individuais (MEIs) já utilizam a plataforma nacional e, portanto, não são afetados por essa mudança. Atualmente, há 144.557 MEIs estabelecidos em Curitiba. No total, estima-se que cerca de 400.972 contribuintes prestadores de serviços deverão concluir a migração até o fim do prazo.

Apesar da migração para o emissor nacional, a Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento continua a executar a gestão e a fiscalização das notas emitidas de ISS, lembra o auditor fiscal Celso da Costa Rodrigues. Para orientar contribuintes e contadores, a Prefeitura de Curitiba disponibilizou o site https://lp.curitiba.pr.gov.br/notanacional/ que oferece um guia completo de migração, acesso à legislação atualizada e canal de suporte para dúvidas.