Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Benefício

Emissão de carteira de idosos movimenta Rua da Cidadania do Boqueirão

Emissão de carteira de idosos movimenta Rua da Cidadania do Boqueirão. Na foto, Vera Lúcia de Oliveira. Curitiba, 24/09/2025. Foto: Valquir Kiu Aureliano/SECOM

A Rua da Cidadania do Boqueirão tem registrado uma crescente procura de moradores da região na faixa etária a partir de 65 anos para obter a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense.

Desde que o programa foi lançado em Curitiba, no início do mês de agosto, pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano (SMDH) e o Governo do Estado, a Regional Boqueirão já emitiu 430 carteiras. Entre outros benefícios, o documento dá o direito ao portador de viajar de ônibus gratuitamente ou com 50% de desconto dentro do Estado do Paraná.

Todo ônibus intermunicipal deve oferecer 2 vagas gratuitas e 2 com 50% de desconto para idosos, conforme estabelece a lei nº 22.162/2024), que entrou em vigor em 20 de maio de 2025. Não há um número limite de viagens gratuitas por mês com a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense; o direito é a duas vagas gratuitas por veículo em transporte intermunicipal, e caso estas vagas estejam ocupadas, tem-se direito a 50% de desconto na passagem.

“A procura pelo benefício está sendo muito boa. Temos uma média de 50 atendimentos por semana”, explicou Anderson Costa Xavier de Souza, assessor da Regional Boqueirão, um dos responsáveis pela emissão da carteira.

Fácil e rápido

Para buscar o benefício na Rua da Cidadania do Boqueirão, os interessados podem procurar diretamente a administração regional. O benefício pode ser buscado nas dez regionais administrativas da capital.

“Atendemos todos os dias, mas nas quartas-feiras sempre vai ter funcionários fazendo esse trabalho específico. Tendo todos os pré-requisitos preenchidos, é questão de dois minutos para o benefício estar na mão da pessoa” disse.

Além da idade mínima de 65 anos, para requerer a carteira é preciso ter renda mensal igual ou inferior a dois salários mínimos e CadÚnico atualizado - o cadastro do governo federal para acessar programas de assistência social e redistribuição de renda.

Quando acontece de o solicitante não ter as informações atualizadas, como do CadÚnico, por exemplo, a regional indica para que pessoa procure o Cras mais próximo da residência para fazer a atualização.

Malas prontas

Algemira de Fátima Lima da Silva, 67 anos, que mora no bairro Boqueirão, garantiu a Carteira da Pessoa Idosa Paranaense e faz planos para visitar a família.

“Eu soube da novidade por uma amiga. Este benefício é muito bom para as pessoas idosas, principalmente para aqueles que não têm recursos suficientes para fazer uma viagem”, comentou Algemira.

O primeiro destino dela será a cidade de Palmas, que fica na região Sul do Paraná.

“Eu vou para visitar meus irmãos e meus sobrinhos que moram em Palmas, passar uns dias por lá e matar as saudades”, disse.

Vera Lúcia de Oliveira, 72 anos, também já pode ir fazendo as malas porque já teve aprovada a concessão da Carteira da Pessoa Idosa Paranaense.

“Eu soube pela TV que poderia fazer a carteira aqui na Rua da Cidadania e vim solicitar. Eu pretendo ir para Guaratuba e Irati para visitar a família”, disse Vera Lúcia.

Cidade amiga da pessoa idosa

Com 321.137 habitantes a partir de 60 anos, Curitiba faz parte da Rede de Cidades e Comunidades Amigas da Pessoa Idosa - a iniciativa global da Organização Mundial da Saúde (OMS) voltada à criação de ambientes urbanos que considerem as necessidades e expectativas da crescente população idosa.