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Gestão sustentável

Em um ano, Prefeitura de Curitiba reduz uso de 82 toneladas de papel

Prefeitura de Curitiba transforma materiais descartáveis em serviço público, por meio de parceria público privada. Curitiba, 24/03/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Pela primeira vez em dez anos, a Prefeitura de Curitiba reduz o volume de documentos armazenados, registros da rotina da administração pública. Levantamento do Departamento de Gestão do Arquivo Público da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação (Smap) mostra que, só em 2022, a redução foi de 82 toneladas.

“O acervo do Arquivo Público não cresceu. Eliminamos mais documentos em papel do que recebemos”, comemora o diretor do Departamento de Gestão do Arquivo Público, Rubens Alves Goes Zampieri. Ele explica, que antes de 2020, a Smap já buscava a ampliação do uso do suporte eletrônico na Prefeitura de Curitiba.

“Durante a pandemia nós aceleramos essa mudança. Investimos mais nos processos eletrônicos”, completa.

A tendência observada em 2022 se mantém nos três primeiros meses de 2023, quando houve 84,8 mil registros em suporte eletrônico e apenas 8,9 mil em papel.

O Sistema Único de Protocolo (SUP) eletrônico é um dos responsáveis pela mudança. Além disso, a infraestrutura do SUP dá o suporte para Processo Eletrônico de Curitiba (Procec), plataforma mantida pela Secretaria de Planejamento, Finanças e Orçamento que permite que cidadãos utilizem todos os serviços da área de finanças virtualmente.

A base do SUP auxilia também o CPPGM (Controle de Processos PGM – Procuradoria-Geral do Município), sistema de peticionamento e acompanhamento de processos judiciais, que permite a padronização e a tramitação eletrônica de solicitações de informações aos órgãos. Outras aplicações utilizadas pela Prefeitura de Curitiba têm integração com o SUP.

 

Descarte seguro

A eliminação de documentos públicos segue a tabela de temporalidade de cada área, conforme a legislação arquivística brasileira, estadual e municipal. O tempo de guarda de um papel varia de acordo com o tema do documento, que pode ser um contrato, um termo de referência, um processo administrativo, fiscal, a folha-ponto de um servidor, qualquer documento público.

Vencido o prazo de guarda do documento, é possível descartar o papel, que é material reciclável. Para isso, existem cuidados com a segurança e proteção das informações contidas em cada documento. O descarte deve ser feito de maneira segura e sustentável.

A Piazzetta é a empresa responsável pela coleta e o descarte seguros junto às secretarias e órgãos da Prefeitura de Curitiba. As 82.437 toneladas de papel descartadas em 2022 resultaram em R$ 25,5 mil aos cofres do Município.

O material é recolhido nas secretarias e, conforme definido em contrato, até que faça a eliminação, a empresa é responsável por sua guarda de forma segura, sem que as informações sejam expostas.

A limpeza é a primeira etapa, cumprida de forma manual. Separados por cor e tipo de material, os metais (como clipes e grampos) são retirados para que não enrosquem na máquina. O papel é transformado em pequenas tiras isentas de informação.

A última fase do processo é a trituração, que resulta em grandes fardos de papéis que serão reutilizados na cadeia produtiva.