Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
A música do Brasil

Em ritmo de carnaval, curitibinhas aprendem sobre o samba na Rua da Cidadania do Boa Vista

Aula de Iniciação ao Samba, programada pela Secretaria de Educação, sobre Cultura Brasileira, alusiva ao Carnaval 2023 na Regional do Boa Vista. Curitiba, 15/02/2023. Foto: José Fernando Ogura/SMCS.

Na manhã desta quarta-feira (15/2), a alegria do carnaval tomou conta da Rua da Cidadania do Boa Vista, palco da penúltima Aula de Iniciação ao Samba promovida pela Prefeitura. 

Cerca de 350 curitibinhas das escolas municipais Professor Ricardo Krieger, Cerro Azul, Eny Caldeira, Batel, Mirazinha Braga, Professor Brandão e Jaguariaíva foram aprender como surgiu o samba e o caminho que transformou o ritmo na maior expressão nacional.

O prefeito Rafael Greca fez uma saudação especial aos pequenos: “Que bom vocês vieram. Sejam bem-vindos à maior festa do Brasil, o carnaval dos curitibinhas! Viva o carnaval, Viva Curitiba”, disse o prefeito.

Greca cantou e dançou sucessos do carnaval com as crianças. Não faltaram confete e serpentina, bonecos gigantes e o cortejo real do Carnaval de Curitiba: o rei momo Gustavo Henrique Ferreira Teixeira, a rainha Paula Carolina Mello Galvão e as princesas Luciana Regina Jacinto e Eduarda Beatriz da Rocha Silva.

 

História do Samba

A apresentação feita pelos atores Douglas Perez (Curitibinha), Léo Campos e Taciani Vieira (respectivamente, o Senhor e a Senhora Samba), idealizada pela Fundação Cultural de Curitiba, mostrou às crianças, com muita música e informação, a origem e os diversos tipos de samba existentes, além dos principais compositores.

As crianças conheceram grandes nomes brasileiros como Mestre Donga, João da Baiana, Sinhô, Noel Rosa, Paulinho da Viola, Cartola e Adoniran Barbosa, além de Palminor Rodrigues Ferreira, o Lápis, curitibano de renome nacional.

Eles foram acompanhados por um grupo de músicos do Conservatório de Música Popular Brasileira, composto por voz, violão, cavaquinho, caixa, surdo e trompete, além da Banda Lyra Curitibana que animou os curitibinhas.

Para o ator Léo Campos, que está vivendo o Senhor Samba, Curitiba está ensinando os curitibinhas e os inserindo na cultura popular brasileira. "O que nós estamos fazendo é trabalhar a cultura da principal festa brasileira desde cedo, porque estas crianças que estão aqui são os foliões de amanhã”, disse o ator.

Participaram também a administradora regional do Boa Vista , Janaina Lopes Gehr, a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion, o administrador regional do Portão, Gerson Gunha, a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro, o secretário municipal de Esporte Lazer e Juventude, Carlos Pijak Jr, a secretária municipal de Educação, Maria Sílvia Bacila e o presidente da Academia Paranaense de Letras, Paulo Vítola.