Único prefeito do Brasil no programa de formação em gestão executiva da Bloomberg Harvard para líderes municipais, em Nova Iorque (Estados Unidos), Eduardo Pimentel apresenta como um dos destaques da gestão o Curitiba de Volta ao Centro, programa de redesenvolvimento da região central.
Ao longo desta semana, o prefeito de Curitiba se reúne com professores de Harvard e líderes renomados em gestão para uma imersão de quatro dias em sala de aula, com participação de outros 46 prefeitos de cidades de 17 países, entre eles os gestores públicos de Atenas (Grécia), Buenos Aires (Argentina), Sofia (Bulgária), Joanesburgo (África do Sul), Las Vegas (Estados Unidos) e Brisbane (Austrália).
Com sede no Bloomberg Center for Cities na Universidade de Harvard, a Bloomberg Harvard City Leadership Initiative envolve professores, funcionários e estudantes de Harvard, além de especialistas da rede global da Bloomberg Philanthropies, para trabalhar com os prefeitos e seus principais assessores por um período total de nove meses.
Com aulas intensivas presenciais, virtuais e atividades práticas e estudos de caso, a iniciativa proporciona aos participantes o fortalecimento do uso de dados, promove a colaboração e a inovação entre setores e geração de resultados para as comunidades, expandindo a capacidade dos gestores de resolverem problemas em suas comunidades.
“O compartilhamento de experiências é muito importante para todos nós, que temos desafios em comum”, comentou Eduardo Pimentel.
Além das disciplinas principais e dos encontros com outros participantes, após concluir o programa, cada município pode acessar recursos extras. Isso inclui programas de capacitação para responsáveis pelo desenvolvimento econômico, engajamento cívico, recursos humanos, negociação e compras, além da possibilidade de receber um Bloomberg Harvard City Hall Fellow por até dois anos e pesquisas revisadas por pares e materiais didáticos para ajudar os governos locais a aprimorar práticas organizacionais essenciais.
O coração da cidade
Com seis meses de gestão, o Curitiba de Volta ao Centro já é uma realidade e suas primeiras iniciativas estão transformando para melhor o anel central.
“Devolvemos a atratividade do Centro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que leva milhares de curitibanos para o calçadão da Rua XV; a requalificação urbanística; a ampliação da segurança; o reforço da ação social; a preservação histórica, entre outras ações”, pontuou Pimentel.
Veja as principais iniciativas do Curitiba de Volta ao Centro já em andamento
Domingo no Centro: Lançado em março, o Domingo no Centro oferece serviços da Prefeitura, diversão e cultura de graça. Começou na revitalizada Rua Emiliano Perneta e hoje ocorre no calçadão da Rua XV de Novembro, sempre no último domingo do mês, das 9h às 15h.
Centro Seguro: A Operação Integrada Centro Seguro é uma ação conjunta entre a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná. Ao todo, 1.039 agentes de segurança e 430 viaturas têm reforçado o policiamento e o apoio às equipes de acolhimento social de pessoas em situação de rua no Centro. Só em junho, 63 criminosos do tráfego de drogas foram presos em ações da Polícia Militar (PM) com apoio da Guarda Municipal.
Pessoas em situação de rua: Desde janeiro, Fundação de Ação Social (FAS) ampliou as abordagens às pessoas em situação de rua. Hoje, são oito equipes com 50 servidores percorrendo diariamente o Centro, oferecendo atendimento pela rede de acolhimento e ressocialização. A Prefeitura também modernizou a frota de veículos da FAS com 23 novas vans, as chamadas Laranjinhas.
Iluminação pública: A Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) superou a meta de modernização da iluminação pública no Centro. Inicialmente, seriam 52 ruas, com a substituição de aproximadamente 1.700 luminárias convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas, mas já chegou a 92 vias, que estão mais bem iluminadas e com melhor sensação de segurança, graças à substituição de 1.900 lâmpadas convencionais por LED, que são mais eficientes e econômicas.
Novas calçadas: Serão 15 km de calçadas requalificadas pela Smop. Um exemplo pode ser visto em 1 km da Rua Emiliano Perneta, no trecho entre as ruas Doutor Muricy e Benjamin Lins. As novas calçadas são planas, mais amplas e acessíveis.
Manutenção do asfalto: Requalificação do asfalto pela Smop, para melhorar a mobilidade no Centro, começou pela Rua Emiliano Perneta. Além de asfalto, as vias terão novo calçamento, mobiliário e paisagismo, incluindo o plantio de árvores para melhorar a sensação térmica e a qualidade do ar da região.
Grandes eventos: Inverno Curitiba e o Natal de Curitiba são alguns exemplos de grandes eventos promovidos pela Prefeitura e iniciativa privada para movimentar todo a cidade e, a partir de 2025, o Centro passa a ter destaque nas programações. Além disso, o município ampliou o apoio a eventos privados, como o Festival de Curitiba, que voltou a ter a parceria da Prefeitura e ocupou vários espaços do município no Centro, como teatros e as Ruínas do São Francisco.