Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Livre de remendos

Prefeitura de Curitiba leva asfalto novo a ruas de seis bairros em nova etapa de manutenção viária

Obra de manutenção do asfalto na Rua Rosa Trevisan, em Santa Felicidade. Curitiba, 94/07/2025. Foto: Ricardo Marajó/SECOM

A Prefeitura de Curitiba começou uma nova etapa do programa de manutenção da malha viária da cidade. Nas próximas semanas, ruas dos bairros Santa Felicidade, Butiativinha, Barreirinha, Boa Vista, Bacacheri e Bairro Alto vão receber obras de pavimentação. Serão quase 7 km de asfalto novo para melhorar a mobilidade e a infraestrutura em diferentes regiões da cidade.  

Coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), as melhorias fazem parte do plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel, que prevê a pavimentação de 500 km de vias nos próximos quatro anos. Neste primeiro semestre foram mais de 88 km de pavimento novo em 213 intervenções executadas.

Luiz Fernando Jamur, secretário municipal de Obras Públicas, diz que o objetivo do programa é melhorar o dia a dia da população.

“Estamos recuperando ruas que já estavam com o asfalto desgastado, que não suportavam mais o tráfego e precisavam das intervenções.  As obras acontecem nos bairros onde as pessoas moram, trabalham, estudam e circulam”, diz Jamur.

Rua Rosa Trevisan

A primeira rua contemplada neste lote é a Rosa Trevisan, em Santa Felicidade, cujas melhorias começaram na segunda-feira (8/7), e devem ser concluídas até o fim da próxima semana, dependendo das condições climáticas.  Serão 501 metros de obra no trecho entre as ruas Ângelo Mazzarotto e Ângelo Pianaro.

Morador da Rosa Trevisan desde que nasceu, há 70 anos, e taxista há mais de quatro décadas, Juarez Antônio Toaldo comemorou as melhorias que ele considera importante tanto para os moradores locais quanto para o bairro.

“O asfalto renovado faz toda a diferença para quem vive aqui. Ajuda os pedestres, evita acidentes e também é ótimo para nós, motoristas, porque reduz o desgaste dos carros”, afirmou o taxista.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Juarez Antônio Toaldo, taxista e morador da rua Rosa Trevisan.

Para a consultora comercial Cristiane dos Santos Pereira, ver a rua onde mora ganhar asfalto novo também é uma alegria.

“Melhora o movimento, dá mais agilidade no deslocamento. O asfalto novo traz essa valorização, dá ânimo para o pessoal se sentir bem. Porque, sinceramente, quando a rua está toda remendada, cheia de buraco, ninguém se anima. Agora não — vai ficar tudo bem melhor, sem dúvida”, disse Cristiane.

No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available
No preview available

Cristiane dos Santos Pereira, consultora comercial e moradora da rua Rosa Trevisan.

Os trabalhos para a retirada da camada desgastada do asfalto da rua começaram na terça-feira (9/7) e seguiu ao longo de toda quarta-feira. A partir de quinta-feira começa a etapa de aplicação das novas camadas de asfalto. Serão duas até a via fique pronta para receber a nova sinalização, que é a etapa final dos trabalhos.  

Pistas renovadas

As intervenções acontecem pelo método da reciclagem que transforma vias desgastadas em pavimento renovado e mais resistentes. A técnica consiste na retirada da camada danificada, reaproveitamento do material triturado como base para a nova pavimentação e aplicação de duas camadas de asfalto.

Durante a execução dos serviços a via terá bloqueio parcial, sempre garantindo a passagem dos moradores e do transporte coletivo.

O critério de inclusão das vias no programa considera e prioriza, além das ruas com equipamentos públicos, como unidades de saúde e escolas e as que servem de ligação entre bairros e estão no itinerário do transporte coletivo, aquelas escolhidas pela população através do 156 e do Fala Curitiba.