Com a chegada de uma nova frente fria e temperaturas próximas de 6°C em Curitiba, a Fundação de Ação Social (FAS) realizou, na noite desta quinta-feira (17/7) e madrugada de sexta (18/7), ação intensificada de abordagem social e oferta de acolhimento para pessoas em situação de rua. No total, 1.542 pessoas passaram a noite acolhidas nos abrigos mantidos pela Prefeitura.
A ação intensificada ocorreu entre 18h e 1h, com a participação de 19 equipes de abordagem social, sendo cinco na Regional Matriz e nove nas demais regiões da cidade. Em condições normais, Curitiba conta com cinco equipes durante o período noturno.
Com a previsão de continuidade do frio na cidade, a FAS realizará ações intensificadas pelo menos nas noites desta sexta e de sábado (19/7).
Apesar do frio, o recorde de acolhimentos da Operação Inverno 2025 ainda é da noite de 2 de julho, quando 1.602 pessoas usaram os serviços. Em noites de temperaturas mais amenas, a média de acolhimento é de cerca de 1.400 pessoas.
Balanço da noite
Durante o reforço do trabalho, 146 abordagens sociais foram feitas durante a noite, sendo que 62 delas partiram de solicitações recebidas pela Central 156, e o restante por busca ativa das equipes, que percorrem a cidade em busca de pessoas desabrigadas.
Das 1.542 pessoas acolhidas, 54 foram encontradas nas ruas e aceitaram ir para os abrigos, enquanto as demais chegaram por conta própria ou já estavam inseridas nos serviços.
Mesmo com as baixas temperaturas, 75 pessoas optaram por permanecer nas ruas. Elas foram orientadas sobre os riscos e os serviços disponíveis. Outras dez se recusaram a conversar com os educadores sociais da FAS. Para aqueles que estavam com pouca proteção contra o frio, foram distribuídos 51 cobertores e mantas térmicas.
Durante a noite, duas pessoas em situação de saúde delicada foram encaminhadas para atendimento médico e uma delas decidiu retornar à convivência familiar após conversa com os técnicos da fundação.
A maioria dos atendidos foi de homens (120), mas também foram acolhidas 24 mulheres e duas pessoas trans.
Apoio da população
O presidente da FAS, Renan Rodrigues, reforça a importância da colaboração da população durante o inverno. “Pedimos que os curitibanos colaborem. Se avistarem alguém desabrigado nos dias frios, entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou aplicativo Curitiba 156. Com essas informações, nossas equipes conseguem agir rapidamente e oferecer acolhimento”, afirma Rodrigues.
Atualmente, Curitiba conta com 1.640 vagas fixas em 33 unidades de acolhimento, sendo 19 voltadas exclusivamente para a população em situação de rua. Nos dias mais frios, 83 vagas emergenciais são ativadas. Se necessário, a Prefeitura também pode recorrer a espaços públicos ou comunitários para ampliar a capacidade de atendimento.
Operação Inverno
A Operação Inverno 2025 vai até 22 de setembro e é coordenada pela FAS em conjunto com a Defesa Civil Municipal, com o apoio de outras nove secretarias. Seu objetivo é proteger a população mais vulnerável durante o período de baixas temperaturas, promovendo não apenas o acolhimento, mas o acesso a políticas públicas.