Texto: Eduardo Martins Amatuzzi
Secretaria Municipal da Comunicação Social (Secom)
A manhã deste sábado (8/11) ficará na memória de 54 famílias que receberam suas novas casas no Moradias Castanheira, conjunto construído no CIC e destinado para moradores que deixarão área de risco na Vila Ulisses Guimarães. Em clima festivo, os beneficiados começaram uma nova etapa em suas vidas.
O casal Diego Wiliam, 38 anos, e Maria Angélica, 33, recebeu as chaves de seu novo lar das mãos do presidente da Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab), André Baú. A unidade térrea é toda adaptada às necessidades da filha do casal, Ana Luiza, de 17 anos.
Ela teve paralisia cerebral e utiliza cadeira de rodas para locomoção. A casa possui rampa de acessibilidade com barras de apoio, portas mais largas, além de um banheiro maior e com todo sistema de apoios.
“Sentimento de gratidão, pois foi uma longa espera. Gratidão a toda equipe da Cohab e também ao prefeito, por agilizarem a conclusão da obra que vai mudar nossa vida. Hoje nós precisamos subir e descer escadas com a cadeira de rodas e o banheiro é apertado. Mas agora isso é passado”, disse Diego, emocionado.
Fim da espera
A entrega das últimas casas do Moradias Castanheira coloca fim a uma pendência histórica. Com um total de 156 unidades, o conjunto foi contratado com recursos do governo federal e havia sido parcialmente entregue.
A construção das moradias que restavam enfrentou obstáculos ao longo dos últimos anos, com empresas que abandonaram a obra e decisões judiciais que paralisaram a construção.
Para concluir as 54 moradias, um novo contrato foi firmado, no valor de R$ 8,1 milhões - dos quais 1,5 milhão do governo federal e R$ 6,6 milhões da Prefeitura, como parte do PRO Curitiba, o maior programa de obras e reformas da história da cidade. O contrato prevê também obras de infraestrutura e recuperação ambiental na Vila Ulisses Guimarães, a serem iniciadas logo após a transferência das famílias.
“Uma obra que a comunidade aguardava há mais de 15 anos, nós conseguimos concluir e entregar no primeiro ano de nossa gestão. Porque assumimos a Cohab com o compromisso colocado pelo prefeito Eduardo Pimentel, de finalizar tudo que estava pendente além de iniciar novos projetos”, explica André Baú.
Presente para decorar o novo lar
Além de receberem suas casas novas, cada uma das 54 famílias pôde escolher um quadro de presente. A iniciativa veio de uma parceria da Cohab com o Ateliê Profícia Maria. As telas foram pintadas e doadas pela artista plástica Ana Camargo, por alunos do ateliê e artistas convidados.
“Nosso objetivo é levar a arte para dentro das casas. Uma tela coloca um colorido especial nas paredes brancas, dá mais vida e aconchego ao ambiente. Estamos muito felizes em participar desse dia inesquecível para os moradores”, disse Ana.
As netinhas do casal Waldirene e Orlando da Silva escolheram quadros com imagens de coração, representando o amor pelos avós. O casal está muito contente em iniciar uma vida nova no conjunto entregue.
“Um privilégio vir morar em um local assim. Nós amamos a região, tem tudo por perto. Onde a gente morava era uma área que alaga, aqui é muito mais seguro”, diz ela.
Recém-nascido de casa nova
O Henrique tem apenas 18 dias de vida e é mais um motivo da felicidade que vive o casal Carlos Messias, 43 anos, e Silmara Bordin, 31. Ele vai crescer na casa nova, longe do perigo de enchentes e com a segurança jurídica de um imóvel regularizado.
“Eu fico até sem palavras de tanta alegria. O sobrado é muito bom e fica perto da minha mãe. Então o Henrique terá sempre a vovó por perto”, comemora Silmara.
O papai já pensa no futuro, com o garoto brincando na rua sem saída. “Vou precisar entrar em forma para acompanhar, já imagino ele andando de bicicleta aqui em frente na rua sem saída”, disse, animado.
Presenças
A entrega das 54 casas do Moradias Castanheira contou com a presença do administrador regional CIC, Rudimar Fedrigo; dos diretores da Cohab, Meiri Morezzi (Relações Comunitárias), Diogo Pouzato (Habitação) e Arielson Bittencourt (Crédito Imobiliário); do gerente da Caixa Econômica, Célio Izidoro; do assessor parlamentar José Richa Filho, de líderes comunitários, colaboradores da Cohab e da Regional CIC.