Texto: Maria Duarte
Nesta quarta-feira (23/7), a rede municipal de ensino de Curitiba deu início ao segundo semestre letivo para 140 mil crianças e estudantes matriculados nas 188 escolas - quatro especiais - e 239 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs).
A alegria do retorno teve até uma surpresa especial para a estudante Laura Angelina, do 1º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Batel, no Centro. No caminho para a escola, ela perdeu um dentinho de leite. "Só puxei, e saiu!", contou a menina aos colegas e professores, mostrando o dente de leite e a nova “janelinha”. A mãe da Laura, Vilma Karina, disse que a filha está muito contente com a escola. “Este é o primeiro ano dela aqui, e gostamos muito da escola”, disse a mãe.
Laura Silva levou o filho Pedro Henrique da Silva Gonzaga, de 8 anos, e disse que o menino já estava com saudades. "Ele quer muito rever os amigos", contou. "Estou feliz de voltar", disse Pedro.
Os secretários Marcelo Fachinello (Governo) e Jean Pierre Neto (Educação) acompanharam o retorno das aulas na Escola Batel, onde anunciaram uma ampla reforma na unidade, com investimento de R$ 3 milhões da Prefeitura.
“A equipe da Educação já visitou todas as unidades e cada uma tem recebido as reformas e melhorias conforme sua necessidade”, pontuou Fachinello.
Secretário de Governo, Marcelo Fachinello
“Nosso cuidado com a infraestrutura garante que os ambientes de aprendizado sejam seguros e adequados a nossos alunos”, disse Jean Pierre. O secretário destacou que 69 unidades receberam reformas durante o recesso, além de serviços de roçada e limpeza.
Secretário da Educação, Jean Pierre Neto
A escola atende 460 alunos - 10% deles de origem estrangeira - e a pedagoga Letícia Mara de Meira destacou a importância dos preparativos para receber as crianças. “Preparamos tudo com muito carinho, pois a rotina das crianças muda. Nossa escola é muito acolhedora, temos muitos alunos estrangeiros, principalmente venezuelanos, e muitos estudantes em inclusão também”, contou a pedagoga.
Pedagoga Letícia de Meira
Revitalização
A Escola Batel recebeu a autorização de obras, com investimento de R$ 3 milhões para melhorias na cobertura, acessibilidade, pintura, banheiros, entre outros. Os serviços iniciam no final de agosto.
Atenção especial da Setran
Como em toda volta às aulas, a Superintendência de Trânsito (Setran) organizou uma operação especial, com orientações a motoristas e pedestres.
O superintendente de Trânsito, Bruno Pessuti, reforça o alerta para que os motoristas não parem em fila dupla e os pedestres tenham cuidado na hora de atravessar a rua, sempre pela faixa. “Segurança é fundamental, e a fluidez do trânsito no entorno das escolas depende da colaboração e da atenção de todos”, frisou Pessuti.
Presenças
Também receberam os estudantes a administradora da Regional Matriz, Ariane Assis; a chefe do Núcleo Matriz, Karla Kuehne; a diretora Debora Erthal; a vice, Ana Paula Bueno; o superintendente de Infraestrutura e Logística da Educação, Vinícius Faraj; e os vereadores Guilherme Kilter e Lórens Nogueira.
A cerimônia de anúncio das obras contou com uma apresentação de dança da estudante Julia Amorim, além da leitura de uma carta da estudante Olivia Bastos, que em nome dos colegas comemorou as melhorias na unidade.