Os principais dados do regime próprio de previdência dos servidores municipais, o Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Curitiba (IPMC), foram apresentados durante a audiência pública anual realizada na manhã desta quarta-feira (30/7) e transmitida pela internet. Desta vez, além dos indicadores relativos a 2024, a diretoria demonstrou também parte do trabalho que vem sendo feito já em 2025.
“Temos um planejamento estratégico alinhado com o plano de governo do prefeito Eduardo Pimentel. O pagamento dos benefícios é a finalidade do IPMC. Temos sob nossa responsabilidade 20 mil vidas”, salientou a presidente do Instituto, Jocelaine Moraes de Souza.
Durante a audiência, o diretor Administrativo-Financeiro, Marcos Aurelio Litz, destacou a evolução patrimonial do IPMC. “Estamos tratando os assuntos de forma transparente para mostrar o que a gente vem construindo”, declarou ao informar que 2024 foi encerrado com um patrimônio de R$ 2,180 bilhões. Ele explicou que naquele ano o Instituto atingiu o maior patamar se considerados os oito anos anteriores.
Litz revelou que em junho deste ano o patrimônio alcançou a marca de R$ 2,358 bilhões, um crescimento de 7,4% ante a meta de 5,58% para o período de janeiro a junho. Este foi o maior percentual alcançado desde 2015.
O diretor pontuou a importância da meta, que é calculada na perspectiva da capacidade de o IPMC honrar todos os compromissos previdenciários, ou seja, o pagamento de aposentadorias e pensões.
De acordo com Litz, as questões relativas aos investimentos estão sendo reestruturadas. “Precisamos de uma estrutura profissional e organizamos a nossa equipe para isso. Isso é fundamental sempre, mas especialmente num cenário macroeconômico mais difícil como o que estamos vivendo agora”, ressaltou.
A diretora da Previdência, Mariella Vicco Pereira, apresentou os números relativos ao público atendido pelo IPMC em 2024, entre servidores ativos, aposentados e pensionistas. O Instituto encerrou o ano com 48.630 beneficiários, dos quais 28.110 eram servidores ativos e 20.520, aposentados e pensionistas. Foram concedidos 750 benefícios ao todo, sendo 618 aposentadorias e 140 pensões.
Durante o ano, foram realizadas diversas ações de Educação Previdenciária, iniciativa que capacita os servidores ativos e beneficiários com palestras e outros eventos com abordagem educativa. Nessas ações, foram apresentados temas como atualização previdenciária, aposentadoria para pessoas com deficiência e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), voltada aos servidores que trabalham no IPMC. A equipe de atendimento do IPMC realizou 2.518 atendimentos presenciais.
Nova legislação
A presidente do IPMC, Jocelaine Moraes de Souza, respondeu a algumas perguntas, dentre elas uma sobre a mudança na legislação feita em junho. Ela enfatizou a que a alteração foi na forma de financiamento.
“Podemos dizer que é uma mudança administrativa e que tem efeitos contábeis. Nós já estamos com os dois fundos abertos – teremos o Fundo Financeiro e o Fundo Previdenciário”, pontuou. O nome técnico da alteração é segregação de massa. Ela afirmou que a Prefeitura vai fazer o pagamento do que faltar para o pagamento dos benefícios daqueles beneficiários que estiverem vinculados ao Fundo Financeiro.
“Não haverá mudança na data e nem no cálculo da aposentadoria. Não muda o percentual de contribuição e nem os valores das aposentadorias e pensões pagas atualmente”, salientou.
Audiência gravada
A audiência anual do IPMC foi transmitida pelo Youtube. Quem quiser ver ou rever a apresentação, pode acessar pelo site do IPMC. Na aba Transparência, basta escolher a opção “Audiências públicas - IPMC”.