O programa Mama Nenê completa 18 anos com cerca de dez mil bebês beneficiados. Para marcar o aniversário da “maioridade”, a Secretaria Municipal da Educação entregou, nesta quinta-feira (25/9), os selos de certificação às unidades participantes, em um evento no Canal da Música, no bairro Mercês.
Desenvolvido pela Educação em parceria com a Saúde, o programa incentiva o aleitamento materno, com espaços reservados especialmente preparados para a amamentação dentro das creches públicas, que também estão equipadas com lactários, e outros equipamentos públicos, como Ruas da Cidadania, além dos Centros de Educação Infantil Contratados (CEIs).
Nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), as mães também podem retirar o leite, que é armazenado e oferecido depois ao bebê.
Para o secretário municipal da Educação, Jean Pierre Neto, o programa é uma das ações da SME que reflete a preocupação da gestão com o bem-estar de toda família.
“O nosso interesse é expandir essa boa prática que já existe na rede há 18 anos, e que a nossa gestão atualmente vai fomentar cada vez mais. A prefeitura tem uma preocupação com a educação do nosso município, e as crianças são o futuro da nossa sociedade”, destacou o secretário.
Durante o evento, que teve a presença de servidores da Rede Municipal de Ensino, e de representantes da SMS, como a coordenadora de atenção à Saúde da Criança, Oksana Maria Volochtchuka, a diretora de Educação Infantil, Sandy Carneiro Dias também reforçou como o momento da amamentação, promovido durante o programa, tem um papel importante no desenvolvimento saudável das crianças. “O colo é fundamental para o bebê, pois oferece segurança, contribui para o desenvolvimento do equilíbrio e de outras habilidades, além de ser um espaço de conexão afetiva insubstituível”, disse a diretora.
Tranquilidade e segurança
Atualmente, todos os 239 Centros Municipais de Educação Infantil de Curitiba contam com espaços Mama Nenê. Segundo a diretora Joseane Ramos dos Santos, as mães chegam para matricular seus filhos temendo perder a vaga por conta da amamentação, e o programa é recebido com alívio.
“Quando a gente fala para as mães que existe esse programa e que incentivamos a amamentação elas ficam mais tranquilas. As que podem, vão até o CMEI e usam o espaço, outras acabam só tirando o leite ali e deixam para a lactarista ofertar durante o dia. As crianças ficam mais seguras e as mães também”, relatou a diretora.
A rede municipal de ensino conta com um material específico sobre o programa. O Departamento de Educação Infantil preparou o caderno “Programa Mama Nenê: Pelo direito à amamentação”, com o histórico das ações, a importância do aleitamento materno, dicas de amamentação, orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), imagens dos espaços de amamentação de Curitiba, relatos de mães, além de orientações para a estruturação do Espaço Mama Nenê.
SAIBA MAIS
Durante o evento, os participantes também prestigiaram a palestra da pediatra Cristiane Vardana Marangon, uma das estruturadoras do Mama Nenê, sobre a importância da amamentação e o desenvolvimento infantil. “A gente acredita na proposta do Programa porque entendemos a necessidade do aleitamento materno. Há uma correlação muito forte, por exemplo, do contato da pele da mãe e do bebê com o desenvolvimento do sistema nervoso central, além é claro, de que o leite é o alimento perfeito para essa criança”, explicou a pediatra.
Confira os principais benefícios da amamentação:
Evita mortes infantis
Evita diarreia
Evita infecção respiratória
Diminui o risco de alergias
Diminui o risco de hipertensão, colesterol alto e diabetes
Reduz a chance de obesidade
Possibilita melhor desenvolvimento da cavidade bucal
Protege contra câncer de mama
Apresenta menores custos financeiros
Promove vínculo afetivo entre mãe e filho