Ir para o conteúdo
Prefeitura Municipal de Curitiba Acessibilidade Curitiba-Ouve 156 Acesso à informação
Aleitamento materno

Mais de nove mil crianças de Curitiba foram beneficiadas pelo Mama Nenê em 17 anos

Mais de nove mil bebês de Curitiba já foram beneficiados pelo Mama Nenê. Curitiba, 13/11/2024. Foto: Luiz Costa /SME.

Espaços de amamentação e lactários disponíveis em todos os 237 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e equipamentos públicos como Ruas da Cidadania, além dos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados. Mais de nove mil bebês e crianças beneficiadas. Esses são os resultados dos 17 anos do programa Mama Nenê, desenvolvido pelas secretarias municipais da Educação e da Saúde.

O Mama Nenê incentiva o aleitamento materno, com espaços reservados e especialmente preparados para a amamentação dentro das creches públicas, que também estão equipadas com lactários. As mães também podem retirar o leite, que é armazenado e oferecido depois ao bebê.

Nesta quarta-feira (13/11), as unidades participantes de 2024 receberam suas certificações.

“O programa também oferta cursos de formação a diretores, pedagogos e profissionais que atuam nos berçários e lactaristas e possibilita que bebês sejam alimentados com o leite materno armazenado e oferecido pelos profissionais, na impossibilidade de a mãe amamentar no CMEI”, explicou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Também participaram a superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira, a diretora de Educação Infantil, Kelen Collarino, chefes dos Núcleos Regionais da Educação e equipes das unidades de Educação Infantil.

Caderno

Desde 2022, a rede municipal de ensino conta com um material específico sobre o programa. O Departamento de Educação Infantil preparou o caderno “Programa Mama Nenê: Pelo direito à amamentação”, com o histórico das ações, a importância do aleitamento materno, dicas de amamentação, orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), imagens dos espaços de amamentação de Curitiba, relatos de mães, além de orientações para a estruturação do Espaço Mama Nenê.

ACESSE AQUI o caderno